quarta-feira, 30 de abril de 2008

Robôs adoradores


Há algo que Deus tem ministrado profundamente em meu coração nos últimos dias. É impressionante como o povo de Deus sabe tão pouco sobre Ele e têm tão pouca intimidade com Ele. O povo de Deus tem dificuldade para desassociar o conhecimento e a intimidade com Deus das atividades ou reuniões da igreja.

Deus falou isso ao meu coração. Alertou-me. Porque eu estava seguindo neste perigoso caminho robótico, mecânico e frio de permanecer apenas executando as atividades da igreja. Pensava eu que este trabalho todo traria intimidade com Deus. Pensava eu que trabalhando para Ele eu conseguiria ser um amigo mais íntimo.

E fui mais longe. Pensava eu que ficar ouvindo músicas evangélicas o dia todo traria intimidade automática. Achei que tocar e cantar músicas de conteúdo cristão por si só já faria com que eu mergulhasse nas profundezas de Deus. Rompi todos os limites quando pensei que somente indo aos cultos já era o suficiente para que um dia Deus me revelasse coisas inefáveis escondidas em Seu coração.

Com 26 anos de igreja percebi que nada do meu trabalho iria ajudar alguma coisa no meu relacionamento com Ele se eu não me dispusesse a conhecer o coração Dele. Ele é meu Pai, não meu patrão, ora bolas! Não quero ter um relacionamento com Deus de patrão – empregado, e sim de Pai - filho!

Deixe-me ser prático. Ás vezes quando eu chegava em casa de uma reunião na igreja eu pensava: “Ah, não preciso falar com Deus antes de dormir. Estava até agora trabalhando na obra Dele”. Quando vamos aprender que trabalhar para Deus não é o mesmo que amar e se relacionar com Deus??? Quando vamos aprender que Deus prefere que falemos com Ele, que o relacionamento vem antes do trabalho?

Então um dia desses resolvi fazer algo diferente. Ao invés de me deitar na cama e ligar a televisão do quarto, meditei na Palavra de Deus. Depois apaguei a luz e comecei a falar com o Espírito Santo. Foi uma experiência incrível sentir que a Presença Dele estava ali. Na verdade Ele sempre está conosco (Mateus 28:20), nós é que somos insensíveis demais para perceber, ou simplesmente para crer. Ou somos preguiçosos demais para buscar, ou materialistas demais para entender as coisas espirituais. Você pode ser incrédulo como Tomé ou teológico como Nicodemos. O fato é que precisamos detectar os muros que nos impedem de mergulhar na profundidade de Deus. Precisamos quebrar aquilo que nos leva a ser meros robôs evangélicos.

Deus é muito profundo, muito maravilhoso. Mas para descobrirmos a intimidade Dele precisamos buscar, buscar e buscar. Não somente através de rituais, cultos e reuniões. Mas com o coração ardendo em qualquer lugar. Desde aquele quartinho escuro de sua casa, o seu escritório, até a biblioteca de sua escola, são lugares que podem se tornar lugares de adoração (Jo 4.21).

Não seja um mero robô adorador, que está programado apenas para ir aos cultos ou trabalhar para a igreja. Você foi programado por Deus para ser um adorador espontâneo, solto e livre como um pássaro. E você precisa conhece-Lo não apenas de ouvir falar, mas de com Ele estar.

Acredite, conhecer a Deus e Sua intimidade é algo que vale a pena fazer... (Lc 10.41,42)

Por Ramon Tessmann

Ser Usado X Ser Aprovado

Eu não quero somente ser usada por Deus. Quero ser aprovada!


“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”.

Talvez sua primeira reação seja: “Ah, eu já conheço este texto”; (esse é o erro de muitos cristãos hoje em dia). Mas Jesus, falando aos discípulos, lhes disse que esta cena aconteceria. E o mais assustador: Jesus não falou que alguns lhe dirão isto. Ele disse que muitos, naquele dia, lhe questionarão sobre os seus feitos, usando como argumento o fato de terem sido USADOS por Deus.

E o que isso tem a ver com instrumentistas, cantores, artistas plásticos, dançarinas, dentre outros, que usam formas de arte para adorar a Deus?
Ás vezes você está ministrando ao coração de Deus, quer seja tocando, cantando ou através de qualquer outra forma, já citada. E você consegue ver o agir de Deus. Você pode sentir o mover do Espírito Santo.

Talvez você esteja fazendo algo e vendo as pessoas sendo abençoadas, curadas, restauradas. E então você vai embora pensando: “Que benção! Deus me usou!”. Mas o fato de Deus ter usado você (no caso, um vaso, canal para o Espírito Santo), não significa que tudo está bem dentro do seu coração! Infelizmente esta é a verdade e não conheço uma forma mais clara de dizê-la. Ser usado não significa ser aprovado. Talvez você pense: “Mas Deus não usa um vaso que não está santificado!” Deus USOU Faraó! Ele mesmo disse que o usaria para levantar Seu Nome e mostrar a Sua Glória!

Deus usou Nabucodonozor! Deus usou a famosa mula de Balaão! Então, Deus usa sim! Você também já deve ter ouvido histórias em que pessoas incrédulas, iníquas, são ‘usadas’ por Deus para até mesmo falar com ‘cristãos’ que infelizmente não têm dado ouvidos a Deus. Deus usa incrédulos! Deus usa quem Ele quer!

No texto de Mateus, é inquestionável o fato de que aquelas pessoas tenham sido usadas por Deus. Elas operaram muitos milagres. Elas curaram. E não foi no nome delas mesmas. Foi no Poderoso Nome de Jesus. E aqueles que foram curados, receberam milagres, libertação de espíritos malignos pelo poder de Deus foram ricamente abençoados. E talvez saíram pensando: ‘Puxa! Fulano é uma benção! Deus o usou na minha vida para que eu fosse liberto, curado, etc’. Repito que ser USADO por Deus não significa que seu coração está correto perante o Espírito Santo, que tudo vê e tudo sonda.

Quando Deus te usa e pessoas são abençoadas, nunca é por sua causa, porque você ‘orou o suficiente’, ‘jejuou o suficiente’, etc... Sempre é por dois motivos: primeiro porque Ele é fiel à Palavra Dele, e segundo, por misericórdia das pessoas às quais você ministra; Ele honra aqueles que estão ali, sedentos para receber de Deus! Vemos pastores, ministros, etc, que são tremendamente usados por Deus e saem achando que são os mais ungidos!
Deus tem martelado esta palavra em minha mente: SER USADO NÃO QUER DIZER SER APROVADO.

Acredito que quando somos aprovados, conseqüentemente somos usados por Deus, pois estamos levando uma vida reta diante dos olhos do Senhor. Mas o contrário nem sempre é verdade. Ser usado não quer dizer que somos aprovados.
Paulo, em sua carta a Timóteo, deixa um conselho extremamente sábio e útil para nossas vidas nos dias de hoje. Ele não disse para que Timóteo se apresentasse a Deus como alguém USADO.

Ele disse: “Procura apresentar-te a Deus APROVADO, como obreiro que não tem de que se envergonhar...” (II Tm. 2:15).

Por isso concluo, dizendo que não quero somente ser USADA para ser benção na vida de outras pessoas, usando o precioso Nome de Jesus para operar milagres, e no último dia, ouvir: “Apartai-vos de mim!”. Não é esta a frase que quero ouvir de Deus. E sei que minhas atitudes fora dos ‘holofotes e luzes’, quando ninguém me vê, é que vão determinar qual a reposta que receberei de Deus. Eu quero ouvir: “Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mt. 25:23).

E para sermos aprovados, temos que seguir os passos de Jesus, irmos para a nossa cruz todos os dias e carregá-la, vivendo de um modo digno do nome que carregamos.
“Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me” (Lc. 9:23).

Que o Senhor te abençoe e imprima estas palavras em seu coração sedento!

Fonte: Monte Sião

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Isso é o que chamamos de adoração

Como ser humanos completos, nós existimos em três níveis diferentes.

A Palavra de Deus em Gênesis 2:7 diz: “Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”.

E em I Tessalonicenses 5:23, o nosso amado apóstolo Paulo, pelo Espírito Santo nos diz: “O mesmo Deus da paz vos santifique EM TUDO; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”..

O primeiro texto das Escrituras nos diz que Deus nos criou com essas três faculdades e o segundo texto, diz que Ele nos santifica, nos transforma, nos conserva íntegros nos três níveis da nossa existência humana – espírito, alma e corpo.

E nós precisamos compreender que o objetivo de Deus, no que diz respeito à adoração, é transformar os adoradores de tal forma, que eles se tornem semelhantes a Ele mesmo

Essa intenção do Senhor Deus está evidente na passagem bíblica em II Coríntios 3:18 “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”.

Adorar é se aproximar de Deus, é ter intimidade com Deus e todos que se aproximam do Espírito de Deus são transformados pela Sua glória na sua própria imagem.

Precisamos compreender que o propósito de Deus para todos os homens e mulheres, a cada dia da nossa vida terrena, é buscá-lo. Observe o texto de Atos 17: 26-28: “...de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação; para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós; pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos...”

Se tateando podemos encontrar a presença de Deus, ela está mais perto de nós que o alcance do nosso próprio braço. Quando levantamos as mãos para adorar, temos que ter uma expectativa de tocar em algo, pois a glória de Deus é física e está ao alcance das nossas mãos – quando a glória de Deus encheu o templo, os sacerdotes tiveram que sair de lá, pois a glória do Senhor é física, embora seja invisível. Levantar as mãos e tocar a glória de Deus é algo que fazemos pela fé. A fé não começa com um sentimento. O sentimento e as emoções é que são resultados da fé. A fé é uma livre decisão do espírito e da alma. É como dizer para você mesmo: o caminho é este e eu, pessoalmente, andarei por ele. Quando esse caminho está alinhado com a Palavra de Deus, ele te levará a lugares maravilhosos em Deus.

Deus nos criou com a pré-disposição para buscá-lo, e se assim Ele nos fez, Ele está pré-disposto a revelar-se àqueles que O buscam. Em Hebreus 11:6 a Bíblia diz que aqueles que buscam a Deus devem crer que Ele se torna abençoador daqueles que O buscam. E em Jeremias 29:13,14 o próprio Deus fala através do profeta: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte...”

Entretanto, Deus é um Deus de propósitos firmes e Ele procura por pessoas de propósitos firmes. “Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti”, (Isaías 26:3). Hoje, o propósito de Deus para mim e para você é o mesmo. Ao lermos a carta de Paulo aos Romanos no capítulo 8:28-30, “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou”.

Até a próxima
Antônio Cirilo
http://www.santageracao.com.br

Adoração é render-se

Nossa adoração deve trazer a glória do Senhor sobre nós...

Temos vivenciado um tempo magnífico na presença de Deus. Um cheiro de avivamento já se pode sentir. As pessoas estão buscando mais de Deus. Adoradores têm se levantado por todas as partes, corações queimando pelo Senhor! Isso é apenas uma profecia se cumprindo aqui na nossa terra (Brasil). Somos a geração escolhida por Deus para andar por esse imenso Brasil, levando adoração e despertando adoradores sinceros que “adorem ao Pai em espírito e em verdade, pois são esses que o Pai procura” (João 4.23-24). E se ele os “procura” é porque são poucos; por isso, a adoração está ligada a render-se, a entrega de valores e interesses, adoração sem paradigmas, liberdade e intimidade na presença do Pai.

Temos entendido o que realmente Deus pretende com nossas vidas, louvo a Deus por isso, pois ele tem levantado corações dispostos e almas sedentas por ele. Eu quero ser esta geração mencionada em 1 Pedro 2.9: “geração eleita, nação santa e sacerdócio real”. Eu quero isso para minha vida, e você? Se em seu coração queima este desejo de arrebatar o coração de Deus, busquemos por mais dele. Temos nos conformado com a mesma medida da unção que Deus tem dado, mas de uma coisa tenho em meu coração, que é deixar de viver de migalhas. Li este exemplo no livro “Caçadores de Deus”. As pessoas têm ido até à igreja e não têm encontrado aquilo que vão buscar: o pão (Jesus). E até quando isso ainda vai acontecer? Será que as pessoas têm se alimentado realmente do pão, que é Jesus, ou apenas têm passado momentos diferentes em sua vida diária?

Nossa adoração além de tocar o coração de Deus, deve trazer a glória do Senhor para conosco, para que possa haver “pão” em nossas casas, e mais ainda, pães robustos e não apenas migalhas. Nosso render-se aos pés do Senhor, vai arrebatar sua presença. Deus não resiste ao ver seus filhinhos querendo algo, e assim poderemos tocar o avivamento tão esperado por nós povo de Deus.

Se este é também o seu anseio, ore comigo: “Pai, em nome de Jesus, peço a tua presença sobre mim. E declaro com os meus lábios que te quero, te quero. Perdoe se estou falhando em não viver rendido aos teus pés. Peço capacitação para chegar mais e mais perto de ti. Aviva-nos! Amém”.


Um abraço em Cristo
Jônatas Pereira
http://www.vidanovamusic.com

Adoradores na sala do trono

“E Esdras abriu o livro perante os olhos de todo povo; porque estava acima de todo o povo; e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé. E Esdras louvou o SENHOR, o grande Deus; e todo povo respondeu: Amém! Amém, levantando as mãos; e inclinaram-se e adoraram o SENHOR, com o rosto em terra.” Ne 8:5, 6.

A adoração consiste nos atos e atitudes que reverenciam e honram à majestade do grande Deus do céu e da terra. Então adoração concentra-se em Deus, devemos estar conectados nele, e não em homens, e todos os seres da terra devem adorar a Deus na beleza da sua santidade, e tremer diante dele toda a terra.

Quando estamos no culto cristão nós damos gratidão a Deus por aquilo que ele tem feito por nós em Cristo e através do seu Espírito Santo.

Para adorar devemos praticar o exercício da fé e reconhecer que ele é o nosso Deus e Senhor.

Há milhões de anos o ser humano adora a Deus, Adão e Eva tinham uma adoração regular com Deus, Caim e Abel também adoravam à Deus com seus tributos, suas dádivas, e assim foi, passando por gerações, como Noé, Abraão e até chegar em nossos dias.

Mas muitos se perguntam: como posso eu adorar a Deus, como posso chegar tão perto dele, como posso estar diante de um ser tão grandioso, sendo eu tão pequeno?.

Isso é simples, pois a verdadeira adoração tem que ser prestada em espírito e em verdade, temos que adorar a Deus na altura de sua revelação feita de si mesmo no Filho. E com isso somos envolvidos não somente com manifestações humanas, mas principalmente com as manifestações do Espírito Santo.

E, quando isso acontece, a verdadeira adoração ao Deus, muitas bênçãos lhe são reservadas, por Deus, somos envolvidos em sua glória, chuvas de bênçãos são derramadas sobre o seu povo, a paz a alegria, isso e muito mais descerá sobre nós, quando o adoramos verdadeiramente.

Temos que estar conscientes que a adoração não muda a Deus, pois, imutabilidade faz parte dos atributos de Deus, mas em 2 Cor 3.18 diz, que ao contemplarmos o senhor, com rosto desvendado, como se fosse por espelho, que a glória do Senhor nos transformará de glória em glória, na sua própria imagem, pelo Senhor.

Então visto que a adoração não muda a Deus e sim muda o adorador, a adoração transforma o adorador em semelhança daquilo ou daquele que ele adora. Então sendo assim, essa é a razão pela qual o senhor Deus nos chama para adorar em espírito e em verdade, e assim somos transformados na imagem do seu Filho Jesus. Eu creio que algo infindável e maravilhoso estar por acontecer, se você como eu creio nisso, prepara-se e entre no templo da adoração, ponha-se diante de Deus, o adore em espírito e em verdade, e deixe Deus sussurrar em seu ouvido. “Tenho muito mais para você”, Tenho certeza que quando sentir isso, nunca mais você irá sair da sala de adoração de diante do Senhor Deus.

Se está sedento, prepare-se para o que vai acontecer quando você passar algumas horas na presencas de Deus, comigo ele já começou a falar, é só colocar-se na dispensação do espírito e esperar, pois ele vai falar com você e irá cumprir tudo que lhe falou, pois ele é um Deus de promessas, e sua palavra nunca falha, pois não é homem para mentir. Que Deus em Cristo abençoe a todos. E se preparem, pois o melhor de Deus ainda está por vir, pois os olhos e os ouvidos de Deus estão direcionados para você.

Que Deus nos abençoe
Joselio de Miranda
http://www.vidanovamusic.com

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Ministrando Adoração

1 O que é Culto, Louvor e Adoração?

1.1 Culto individual - consagração, santidade, busca, etc.

?Portanto, rogo-vos, pois irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. ? (Rm. 12. 1)

Culto coletivo - festa, celebração pela comunhão com Deus e os irmãos.

?Um cântico haverá entre vós, como na noite em que se celebra uma festa santa: alegria de coração, como a daquele que sai ao som da flauta, para ir ao monte do Senhor, a rocha de Israel. Geralmente se ouve que há entre vós imoralidade, e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver quem abuse da mulher de seu pai. Estais inchados, e nem ao menos vos entristecestes, para que fosse tirado do vosso meio quem cometeu tal ação. Eu na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou, em nome do Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder do Senhor Jesus Cristo, seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus. Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda toda a massa? Lançai fora o fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como sois sem fermento. Pois Cristo, nossa páscoa, foi. ?. sacrificado por nós. Pelo que celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade. Deviam também estar em pé cada manhã para louvarem e celebrarem ao Senhor, e igualmente à tarde, e para oferecerem os holocaustos ao Senhor, nos sábados, nas luas novas, e nas festas fixas, segundo o seu costume, continuamente perante o Senhor. ? (Is. 30. 29; 1Co. 5. 1-8; 1Cr. 23. 30,31).

1.2 Louvor - ato de louvar, aplauso, elogio, ecômio, glorificação.

Louvar - dirigir louvor a; elogiar; enaltecer; gabar; aprovar; confirmar com elogio, ato praticado por outrem: bendizer, exaltar, etc.

?O louvor que prestamos ao Senhor deve ser mais elevado do que qualquer manifestação que rendemos a outras pessoas, instituições ou entidades. ?

O louvor também é festa.

Festa - ?reunião alegre para fim de divertimento, solenidade, comemoração: regozijo, alegria. ?

A palavra hebraica que significa ?festival ou festa? é chag. Esse termo é a raiz de onde deriva chagag, cujo sentido é: ?ter festa, fazer festival ou procissão, celebrar, dançar? (Marcos Witt - Adoremos).
Ps. O louvor independe de sentimentos e/ou situações.

1.3 Adoração

?podemos definir adoração como uma alegre comunhão com Deus, com gratidão, admiração e reconhecimento, surgindo de um coração transformado pela graça. ? (Russel Shedd)

Adoração envolve relacionamento de Pai e filho, intimidade. Adoração requer humilhação.

?Mas vem a hora, e já chegou em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, pois o Pai procura a tais que assim O adorem. ? (Jô. 4. 23)

O termo Adoração, usado por Jesus é ?Proskunetes? - aquele que pratica o proskuneo. Proskuneo - abaixar o corpo ou dobrá-lo: prostrar-se, literal ou simbolicamente em homenagem a alguém, em outras palavras, prostração.
?Os filhos de Anrão: Arão e Moisés. Arão foi separado para consagrar as coisas santíssimas, ele e seus filhos, eternamente, para oferecerem sacrifícios diante do Senhor, e O servirem e pronunciarem a bênção e o seu nome para sempre. ? (1Cr. 23. 13). ?A adoração tem um preço que, às vezes é muito alto?.

Deus ainda hoje procura por adoradores, pessoas comprometidas e dispostas a pagarem o preço da adoração. Adorar vai muito além de cantar ou falar palavras de exaltação ou engrandecimento ao Senhor; a adoração genuína é fruto de um coração quebrantado, que deseja ardentemente o Senhor.

Impedimentos ao Louvor e a Adoração

?Quando os louvores são realizados com músicos e cantores despreparados e mal ensaiados, cantando músicas impróprias para o momento, num ambiente impróprio, utilizando equipamento inadequado, sendo operado por técnicos inabilitados, o diabo não precisa nem aparecer par atrapalhar. ? (Atilano Muradas - Decolando nas asas do louvor)

Jr. 48:10ª - Negligência
?Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente. ?

Lv. 10:1-3 - Desobediência
?Ora, Nadabe e Abiu, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário e, pondo neles fogo e sobre ele deitando incenso, ofereceram fogo estranho perante o Senhor, o que Ele não lhes ordenara. Então saiu fogo de diante do Senhor, e os devorou; e morreram perante o Senhor. Disse Moisés a Arão: isto é o que o Senhor falou, dizendo: Serei santificado naqueles que se chegaram a mim, e serei glorificado diante de todo o povo. Mas Arão guardou silêncio?.
Ps. O fato de ser um excelente artista não capacita alguém a estar ministrando na igreja!
?Alguns obstáculos à Adoração, seriam: a ignorância, que ofusca a glória de Deus, a falta de santidade e o pecado não confessado, a falta de amor pelo Senhor e pelos irmãos (desunião), o formalismo que fomenta ação sem o envolvimento do coração, a exaltação do líder em detrimento do centro de Deus? (Russell Shedd)

2. Manifestações no Louvor

O louvor liberta - I Sm. 16:23
O louvor, que é fruto de uma vida consagrada, tem o poder de libertar o espírito humano dando-lhe paz à alma. I Sm. 16:18.

O louvor é arma de vitória - II Cr. 20:22
Quando louvamos na dificuldade, estamos nos colocando na dependência de Deus, reconhecendo que Ele pode fazer e fará o que for necessário para nos livrar. O louvor é uma poderosa arma!

Deus habita no meio do louvor
O fato de Deus habitar nos louvores nos fala e mostra que Ele não só comove, mas move, ou seja, age nas vidas e através das vidas.

3. Cântico Novo e Cântico Espiritual

3.1 - Cântico novo - Sl. 33:3;40:3;Is. 42:10, etc.

Vários textos nos falem da importância e necessidade de cantarmos cânticos novos ao Senhor. Algumas pessoas traduzem esta expressão de forma a super valorizar o ensino de cânticos diferentes (novos) à congregação. Porém, alguns estudiosos crêem que esta expressão se refere não só a um ?corinho? novo, como ao cântico novo chamado de cântico espiritual.

3.2 - Cântico espiritual - Ef. 5:19; Cl. 3:16

O cântico espiritual é especialmente para a ocasião em que surgir. Na maior parte das vezes, não é lembrado; isto é, a cada nova situação o Senhor faz brotar um novo cântico no espírito, revelando suas verdades e a Si mesmo.

4. Características de um Levita

Levita é aquele que trabalha na casa do Senhor (introdutor, zelador, pastor, etc. ); os levitas músicos (também chamados de ministros) são os responsáveis pos conduzir a igreja no louvor e adoração, por isso, desses líderes, são requeridos por Deus características, atributos especiais para que possam exercer seu papel conforme os propósitos do Senhor. Eles. . .

são responsáveis;
são comprometidos;
são entusiasmados;
buscam o caráter de Cristo;
levam Deus e sua Palavra a sério.

5. Características de um Adorador

O adorador busca constantemente ser como criança. Entendendo o ensino de Jesus, vemos que as crianças. . .

. . . são totalmente dependentes; Jô. 17:1,2
. . . se alimentam de uma única fonte; vs. 7,8
. . . não se movem por si; vs. 18
. . . não se percebem desconectados dos pais. Vs. 21,22
. . . são ensináveis; vs. 8,9
. . . são sensíveis.
?Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o pai procura a tais que assim o adorem?. Jo. 4:23

6. O que somos?

6.1 - Dirigentes - aqueles que lideram o povo, orientando acerca de como cantar (entradas, cortes, etc. );
6.2 - Animadores - desenvolvem o papel de entreter o povo no louvor; sua preferência é o ritmo embalado, transmitem muita graça, menos a graça de Deus;
6.3 - Ministros - procuram conduzir o povo no louvor e na adoração de maneira única. Seu objetivo maior é ser instrumento de Deus afinado por Ele e para Ele. Não precisam forçar a congregação com palavras comoventes, pois sua vida já é um exemplo aos fiéis. I Tm. 4:12.

7. Evitando o espírito de Lúcifer

?O espírito de Lúcifer, na minha perspectiva, é o espírito de um indivíduo que, por causa de seus talentos e habilidades, começa a pensar que ele é mais importante do que realmente é. ? Ez. 28:4,5 e 17.

?(. . . ) sei quem sou em Cristo e sei o que posso fazer! Mas, ainda assim, coloco a minha sabedoria, os meus talentos, o meu conhecimento e as minhas experiências aos pés da cruz, porque sei que somente por meio dEle posso fazer todas as coisas. ? (Ron Kenoly)

8. Por onde começar um período de cântico?

Cada cântico existente tem um fim especial. Uma seqüência de cânticos segue vários temas. Para ajudar os ministros de louvor na escolha de cânticos nas ministrações, sugerimos uma seqüência de temas que, no nosso meio, tem sido muito eficaz.

Comunhão; alegria; convite ao louvor; guerra;
2-Amor ao Senhor; vontade de louvar ao Senhor;
Exaltação; adoração; contemplação; neste momento, pode-se ainda, desenvolver o tema como: clamor, confissão, inertcessão.
Enquanto não despertarmos para a importância de sermos verdadeiros adoradores, estaremos fechando a porta para o que o Senhor tanto tem almejado ter conosco: Intimidade.

?Naquele dia, levantarei o tabernáculo caído de Davi, repararei as suas brechas; e, levantando-o das suas ruínas, restaura-lo-ei como fora nos dias da antiguidade. ? (Amós 9:11)

Autor(a): Viviane Bezerra

Fonte: www.Via Gospel.com.br

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Adore todo o tempo

Confira este trecho da música “Louve”, interpretada pela cantora Cassiane:


“Então louve, simplesmente louve
Tá chorando louve, precisando louve
Tá sofrendo louve, não importa louve
Seu louvor invade o céu...


Deus vai na frente abrindo o caminho
Quebrando as correntes, tirando os espinhos
Ordenas aos anjos pra contigo lutar
Ele abre as portas pra ninguém mais fechar
Ele trabalha pra os que nele confiam
Caminha contigo de noite ou de dia
Erga suas mãos, sua benção chegou
Comece a cantar com muito louvor
Com muito louvor, com muito louvor
Com muito louvor...”


Passar pela aflição é muito difícil, pois somos limitados e nem sempre conhecemos a razão pela qual estamos passando por determinada provação. Aliás, é algo que devemos buscar não é mesmo? Procurar saber o porque passamos pelas dificuldades. Deus tem sempre algo a nos dizer a respeito delas. E por mais incrível que possa parecer, as tribulações são positivas para nós. “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência.” (Rm 5.3). “Porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade.” (2Co 8.2). “Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações. Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.” (Tg 1.2-3).

Baseando-se nisto, eu pergunto, será que temos agido corretamente, ou melhor, de acordo com a vontade de Deus durante o período de dificuldades que passamos? Optamos por gloficar a Deus ou por murmurar? Aí, pergunta difícil né irmãos? Nossa tendência é cair no questionamento e na rebelião. Esse é o fruto do pecado. Essa é a nossa carne. Nossa condição de humanos. Mas peraí, Jesus pagou o preço de sangue por nós no Calvário! Glória a Deus! Isso significa que podemos superar esta dificuldade e optarmos por louvá-lo diante da tribulação.

Ainda bem que tem jeito para nós! Louvar a Deus, adorá-lo na dificuldade, amá-lo independentemente do que ele pode nos oferecer. Essa é a chave para uma vida com Deus. Afinal, seria muito fácil só adorá-lo na alegria e não na dor. Amá-lo por nos abençoar e não nos momentos em que ele permite que sejamos “treinados.” Louvá-lo quando tudo ocorre em perfeita harmonia e não quando o mundo parece desabar sobre nossas cabeças. É como amar a quem a gente gosta e não aos nossos inimigos. Tudo muito fácil. Mas é tempo de mudanças.

Já pensou em adorar e dar um glória a Deus toda vez que algo nos chateia ou quando as coisas não estão bem para o nosso lado? Essa é uma ótima opção, inclusive, para que a provação passe mais rapidamente por nós.

Quando louvamos e adoramos a Deus, tudo fica mais fácil e nos tornamos pessoas melhores, uma vez que aprendemos a dar graças pelo que temos e pelo que Deus faz por nós. Deus trabalha enquanto descansamos nele. Se não descansamos, trabalhamos no lugar de Deus. Claro que não podemos ficar parados sem atitude, mas é importante compreender que agimos enquanto podemos. Quando nossa condição de homem nos impede de realizar algo, Deus entra em ação.


Irmão, perdeu o ônibus! Glória a Deus! Não conseguiu aquele trabalho! Glória a Deus! Tá esperando uma resposta e não chegou! Glória a Deus! Se a sua vida está entregue nas mãos do Senhor e você o permite conduzir todas as coisas, você não poderia estar em melhores mãos. Se Deus conduz, o quê e a quem temeremos? “Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” (Is 43.13).

Irmãos, vou ficando por aqui. Compartilhei com vocês, algo que acontece em minha vida, acho que na de todos nós. Deus nos ama e têm nos ensinado a melhorarmos cada dia mais. Então amados, chega de murmuração. Vamos adorar ao Senhor em todo tempo! E que nunca nos esqueçamos que adoramos a Deus com canções, mas esta adoração deve se estender às nossas atitudes diárias! Amém?


“Irei contigo, onde quer que fores meu Senhor. O teu chamado, cumprirei na alegria ou na dor [...]”.*
“Te louvarei, não importam as circunstâncias [...]”.*
“Ouve Senhor, as palavras de afronta. Escuta ó Deus o que diz o inimigo contra mim [...]”.*
“As misericórdias do Senhor se renovam sobre mim. [...] não têm fim [...]”.*


Que estas sejam frases e canções constantes em nossos lábios porque sabemos que :

“[...] Agindo eu, quem impedirá?[...]. Diz assim o Deus de Israel, o nosso Deus, o grande Eu Sou!



Por Vanessa Freitas
redacao@lagoinha.com



Mulheres em Expressão de Adoração

Uma das questões mais difíceis para mim na área de produção de texto, é saber como iniciá-lo. Eu poderia começar dizendo: “prezado leitor (a)”, ou, “gostaria de compartilhar com vocês...”, ah!... Uma das frases mais comuns em meus textos é: “Nestes últimos dias...”.Bom, pensei em abrir sobre estas dificuldades para descontrair um pouco. Na verdade vivemos uma vida tão cheia de responsabilidades, procurando exercer com excelência todas as nossas funções, e às vezes, nos tornamos muito “engessados” em nossas próprias convicções pessoais, não nos permitindo falhar, ou até mesmo, escondendo este lado que é real e humano.

Por que estou lhes escrevendo isto? Porque eu creio que Deus nos vê como seres humanos, sujeitos a falhas, e que mesmo assim, vê possibilidades em nós.

Eu gostaria de destinar este texto a todas as mulheres que têm percorrido esta carreira com o Senhor, muitas vezes sentindo-se cansadas e ao mesmo tempo sem noção do valor que têm, ou mesmo, pensando que o que possuem é muito pouco.

Quando pensei em escrever algo a respeito das mulheres na Bíblia, logo o Senhor colocou em meu coração o desejo de falar a respeito de algumas mulheres que, de diferentes formas, dedicaram suas vidas como expressão de adoração. O objetivo desta pequena palavra é o de encorajar você a prosseguir o caminho servindo ao Senhor com o seu melhor.

Lc 21:1-3

“Estando Jesus a observar, viu os ricos lançarem suas ofertas no gazofilácio. Viu também certa viúva pobre lançar ali duas pequenas moedas; e disse: Verdadeiramente, vos digo que esta viúva pobre deu mais do que todos. Porque todos estes deram como oferta daquilo que lhes sobrava; esta, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, todo o seu sustento.”

Focando no tema do texto (expressão de adoração), podemos tirar uma grande lição desta passagem da palavra. Para agradar o coração de Deus, você não precisa ter muito, ter um nome conhecido ou coisas assim. O que Deus espera de nós é inteireza de coração. Esta mulher pode nos ensinar, que do pouco você pode dar muito para Deus. Creio que ela era uma mulher comum, mas o que a diferenciou de outros foi a motivação do seu coração.

Nós precisamos entender que os padrões do reino de Deus são totalmente diferentes dos padrões do reino deste mundo. O pouco no Senhor é muito, a maior riqueza que temos nesta vida é o próprio Deus habitando dentro de nós.

Pra Deus não importa se você é: rico, pobre, alto, baixo, gordo, magro, famoso ou desconhecido... O nosso Deus não faz acepção de pessoas (1 Pe 1:17).

Eu me lembro de um dia em que estava ministrando em Belém, e o Senhor me pediu que compartilhasse um pouco sobre o meu “dia a dia”. Comecei dizendo que era uma dona de casa normal, lavava roupa, cozinhava, dava faxina em casa, etc... Quando de repente, levantou-se uma irmã aos gritos, dizendo: “Glória a Deus, então tem jeito pra mim!” Isto realmente marcou a minha vida, Deus está buscando mulheres adoradoras que o adoram em Espírito e em verdade. Tudo o que fazemos deve ser uma expressão de adoração, mesmo que seja cuidando da casa, das crianças, limpando um banheiro ou os bancos de sua igreja. O que importa nisto tudo é o seu coração.

Seja inteira pra Deus, e reconheça o Senhor nos pequenos detalhes de sua vida.

“JESUS ESTÁ AO LADO DO GAZOFILÁCIO”.

Que Deus nos abençoe
Christie Tristão
http://www.vidanovamusic.com

O cetro do Rei

Num destes dias, encontrei algo interessantíssimo sobre louvor na Palavra de Deus! Salmos 60:6,7 diz: “Falou Deus na sua santidade: ... meu é Gileade, meu é Manassés; Efraim é a defesa de minha cabeça; Judá é o meu cetro.”

Todos nós sabemos que a palavra Judá significa ‘louvor’. Portanto, vamos traduzir: “Judá é o meu cetro” por “O louvor é o meu cetro”. Se formos tentar explicar o que é o cetro, usado nos tempos antigos, veremos que era um objeto que somente o rei possuía. Ele tem o formato de um bastão de ouro, com uma pequena bola na sua extremidade, também de ouro, e um pedra preciosa nela. Com o cetro, o rei autorizava pessoas a entrarem em sua presença ou não. O cetro era passado para as mãos de alguém, quando o rei queria lhe conceder poderes, ou em alguma cerimônia especial, para concessão de favor, indicando que a pessoa havia alcançado graça perante os olhos do rei. Quando alguém se aproximava do rei, em seu palácio real, primeiramente a pessoa tinha que saudar o rei, se ajoelhando perante ele, geralmente proferindo algum louvor ou elogio (ex. ‘vida longa ao rei’, ‘salve o rei’, ‘viva o rei para sempre’, etc). Após isto, o rei erguia o cetro ou o encostava sobre a pessoa, como sinal de que ela era aceita ali, perante a realeza. O cetro, então, era o que permitia, ou, dava permissão para que a pessoa permanecesse diante do rei ou não.

Entendendo isto, e analisando o que Deus disse: “Judá é o meu cetro”, percebemos que isto tem tudo a ver com o que o salmista declarou: “Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor”. Deus não se agrada de corações ingratos. O contrário também é verdade: Deus se alegra com um coração agradecido, que bendiz, e sempre tem louvor em seus lábios. “Nos seus lábios estejam sempre os altos louvores de Deus”, é uma das muitas passagens, que poderíamos citar. Devemos entrar na presença do Rei com ações de graças. Devemos entrar nos átrios do Rei com hinos de louvor. Não devemos ser aqueles cristãos que só sabem murmurar, e que se aproximam do Rei somente para pedir.

Lembre-se também, da história da rainha Ester. Quando ela se apresentou diante do rei Assuero, a Palavra diz que ela alcançou favor e benevolência aos olhos do rei mais do que todas as outras mulheres (2:16,17), e quando apresentou seu pedido, o rei levantou seu cetro, como uma indicação de que suas lágrimas e seu clamor foram ouvidos, e disse que o que ela desejava lhe seria feito (cap. 8). O cetro foi usado como um sinal de que ela havia sido recebida pelo rei, assim como o seu pedido. Então, podemos conectar os pontos, que Judá é o cetro de Deus, ou seja, o louvor é o que Deus reconhece como permissão para se apresentar diante Dele ou não.

Meu querido, não deixe isto passar desapercebido. Isaías diz que nós somos o povo a quem Deus escolheu, povo que Ele formou para celebrar o Seu louvor. Não devemos nos achegar perante o Rei com um coração que murmura, mas com louvor, fruto de lábios que confessam o Nome Dele, sempre com ações de graça, agradecidos por tudo.

Que como o salmista, possamos dizer: “Bendirei o Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios” (34:1) e também “A minha língua celebrará a tua justiça e o eu louvor todo o dia.” (35:28). Aleluia!


A serviço do Rei, olhando para o alto
Raquel Emerick
http://www.ministerioalem.com

domingo, 20 de abril de 2008

Adoração de Isaías

Um dos maiores exemplos de adoração que encontramos na Palavra de Deus está em Isaías 6, 1-7. Este texto nos revela atitudes que devemos ter quando estamos diante de Deus: Ter temor de Deus, reconhecer o pecado, ser sincero com Deus e dar atenção somente a Deus.

Temor de Deus:

Algo que nos chama a atenção nesta visão de Isaías é a maneira como os anjos se comportavam diante do Senhor. "Os serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés e com duas voavam." (vers. 2) Por que os serafins cobriam seus rostos e pés, se eles são seres santos, que ministram louvor a Deus sem cessar?! Por que eles cobriam os rostos: Os serafins cobriam os rostos porque não estão acostumados com a glória de Deus e não se acham dignos de olhar para o Senhor. Por que eles cobriam os pés: Os serafins tapavam os pés como um sinal de reverência e respeito diante de Deus. Esta passagem nos ensina o quanto devemos ter reverência na presença de Deus, pois os próprios serafins, que são seres santos e puros, temem a Deus a ponto de se acharem indignos de estarem em Sua presença. Claro que temos liberdade para adorar a Deus, mas muitas vezes deixamos de nos admirar com a presença de Deus. Tratamos a Deus como um ser comum e depois não entendemos porquê não conseguimos mais sentir a presença do Senhor. Um exemplo disso é a falta de reverência que apresentamos inúmeras vezes quando chegamos na igreja antes de um culto ou celebração. Quantas vezes entramos na casa de Deus e corremos para conversar com os irmãos ou afinar os instrumentos e só vamos falar com Deus quando o culto já "começou"?! A primeira coisa que devemos fazer ao chegar na casa de Deus é orar pedindo misericórdia ao Senhor!
Reconhecer o pecado:

No instante em que Isaías percebe que está diante de Deus, ele, imediatamente, reconhece e confessa o seu pecado. Às vezes achamos que confessar pecados e adorar a Deus não estão relacionados, mas isso não é verdade. Muito pelo contrário, o arrependimento está intimamente ligado à adoração. Se nosso coração não estiver quebrantado, estaremos apenas louvando a Deus da boca para fora. Não adianta nada chegarmos na igreja e começarmos a louvar, erguer as mãos e glorificar a Deus, se estamos cheios de pecados não confessados.

Sinceridade na presença de Deus:

Ser sincero com alguém é falar a verdade, não esconder nada e se mostrar como você é. Quase sempre temos vergonha de falar para Deus quem nós somos de verdade. Queremos aparecer limpos e puros diante do Senhor, mas esquecemos que é Ele quem nos limpa e purifica. Precisamos chegar a Deus sujos e mostrar a Ele nossa sujeira, para que Ele possa nos lavar e, aí sim, estaremos limpos. Foi exatamente o que Isaías fez! Ele mostrou a Deus quem ele era: "... sou um homem de lábios impuros..." Deus conhece o nosso coração, por isso não devemos esconder nossas falhas diante Dele. Pode parecer difícil, mas temos que chegar para Deus e falar: "Senhor, eu sou um invejoso", ou "Meu Deus, eu sou uma fofoqueira." Seja qual for o nosso erro, devemos declará-lo para Deus, pois só depois que Isaías assumiu a sua falha é que ele foi transformado.

Ser sincero com Deus também é ser simples. Isaías podia ter dito muitas palavras bonitas ao Senhor, mas ele foi simples e expressou o que realmente estava em seu coração: "Ai de mim, estou perdido!" (vers. 5) Diante da grandeza de Deus, não adianta querermos falar bonito e tentar impressionar a Deus. Deus quer simplicidade e sinceridade e não palavras bonitas! Também temos que dizer a Deus aquilo que queremos realmente. Ser sinceros quando pedimos algo a Ele. Não minta para Deus! Por exemplo, se você quer aprender a tocar guitarra muito bem, peça para Deus te ensinar a tocar muito bem! Não fique dando uma de modesto para Deus pois Ele, mais do que ninguém conhece o seu coração.

Dar atenção somente a Deus:

Quando Isaías recebeu aquela visão de Deus, ele viu muitas coisas: viu os serafins, viu as colunas do templo tremerem, viu a fumaça que encheu o lugar... Mas quando ele avistou o Senhor, sentado sobre seu trono, ele não deu atenção a mais nada, apenas ao Senhor! Tanto que ele afirmou: "Ai de mim, estou perdido! Porque sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios: e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!" (vers. 5) O profeta poderia ter relatado todas as outras coisas que tinha visto, mas o que tomou toda a atenção dele foi a visão do Deus Todo-Poderoso! Foi depois de ver a Deus é que Isaías se reconheceu como pecador. Temos que dar mais atenção à Deus do que às bênçãos Dele! Direcione toda a sua atenção ao Senhor, assim como fez Isaías.


Um abração em Cristo Jesus
Ramon Tessmann
http://www.ramontessmann.com.br

Adoração

Adoração quer dizer prestar honras ou homenagens a ser divino. Na Bíblia, a adoração não depende da música e a música não é sequer o mais importante item na adoração. Em muitos casos a música nem é citada. Em Gênesis 22, encontramos 9 itens essenciais para a adoração (por favor leia o texto bíblico para entender melhor as explicações abaixo). Observe:

1. PROVA - A adoração envolve uma prova, Deus quer ver até onde amamos a Ele. Abraão foi posto a prova.

2. RELACIONAMENTO - Devemos ter relacionamento com Deus. Gastar tempo com Ele. Devemos aprender a conhecer a voz do Senhor. O Diabo falou com Jesus, e Jesus imediatamente reconheceu a voz do Diabo. Devemos saber quando se é Deus que está falando ou não!

3. PROCESSO - Deus nos ensina. Muitas vezes Ele nos envia a uma viagem, um Congresso por exemplo, para Ele falar conosco. Muitas vezes, o Senhor nos tira de nosso lugar para falar conosco.

4. OFERTA - Se nós não trazermos ofertas a Deus, não podemos demonstrar nosso amor a Ele. Porém, dar o dízimo não significa amor a Deus, isto é responsabilidade (devolvemos a Ele o que Ele nos deu). Quando Deus nos pede alguma coisa, por mais importante que seja, devemos oferta-la com amor, como aconteceu com Abraão e Isaque.

5. OBEDIÊNCIA - Obediência atrasada é igual a desobediência. Quando Deus nos pede para fazermos alguma coisa, devemos fazer na hora. Muitos erram ao dizer: "...daqui a um mês eu faço". Isto é o mesmo que desobedecer.

6. PREPARAÇÃO - Precisamos estar preparados para estar na presença de Deus.

7. SEPARAÇÃO - Temos que nos separar de pessoas que nos impedem de adorar a Deus.

8. DISPOSTO A SOFRER - (versículo 6) o fogo destrói, transforma e purifica. O fogo do Espírito Santo destrói nosso velho homem, transforma em imagem de Cristo e nos purifica, para apresentarmos diante de Deus santos. Derramar sangue: devemos estar dispostos a sofrer. Devemos dar nossa vida pela causa de Cristo.

9 . ABSOLUTA CONFIANÇA EM DEUS - Na adoração a música não é a parte principal, mas é todos estes nove itens visto acima. Você está disposto a passar por esta prova?

Que Deus nos abençoe
Ron Kenoly
http://www.ronkenoly.com

sábado, 19 de abril de 2008

Sem bíblia, não há café

Este é o voto que Tim Lahaye cita em seu livro “Como estudar a Bíblia sozinho”(4ª edição. Editora Betânia:1980). Quem originariamente fez este voto, foi um missionário cujo sucesso era notório. Lahaye perguntou então, certa vez, qual era o segredo de seu sucesso, ao que ele respondeu: "Nunca passo um dia sem observar o meu momento devocional de oração e estudo da Bíblia em comunhão com Deus". Lahaye então ainda quis saber como que ele havia aprendido a ser tão persistente. “Muito simples”- foi a resposta - “Fiz um voto sagrado para com Deus – sem Bíblia, não há café”(pág.38).

Esta história nos mostra a importância que é o meu encontro, como filho de Deus, com Ele e com sua Palavra. Aliás, você leitor, tem feito estes encontros? Davi declara no Sl 27.8, que ao seu coração ocorre buscar a presença do Senhor. Creio que a Bíblia faz este convite a todos os crentes. O diferencial está na resposta. Davi responde: “Buscarei, pois, a tua presença.” E qual é a minha resposta? Quantos de nós, temos fechado a porta do nosso quarto para nos encontrarmos com Deus e com sua Palavra? (Mt 6.5-6)

“Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca”(Sl 119.103), declara o salmista. “Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras foram gozo e alegria para o coração”, declara Jeremias (15.16). Eu tenho me alimentado da Palavra? Na verdade, o que me fez atentar de forma especial para voto acima mencionado, é que me parece que a desculpa maior dos cristãos de não se encontrarem com Deus e a Bíblia, é o seu tempo. E daí eu pergunto: “Nós não paramos tudo para nos alimentar, independentemente do nosso tempo e até mesmo da nossa vontade? Por que então, não podemos parar tudo para nos alimentarmos da Palavra do Senhor?” Penso que a única resposta plausível seria porque não conseguimos declarar como verdade as palavras dos últimos dois versículos citados acima. O missionário que fez o voto, ainda explicou que houveram dias “em que um dos filhos estava doente, ou aconteceram imprevistos que não lhe permitiam passar momentos a sós com a Palavra de Deus”. Então ele dizia: “Não vou tomar café. Se estou com pressa e sem tempo para alimentar a alma” (e eu ainda acrescentaria alimentar o espírito), “também não tenho tempo para alimentar o corpo” (38). Precisamos reconhecer a necessidade do alimento espiritual, pois senão, como sobreviveremos? Pois Jesus disse a Satanás, na ausência de alimentos para o corpo, que viveríamos, não só de pão, mas da Palavra que procede da boca de Deus (Mt 4.4). Então, precisamos nos alimentar. Quero confessar que o meu objetivo em escrever este artigo, é que ele seja um canal para gerar em nós sempre mais, o desejo de sermos alimentados “com as palavras da fé e da boa doutrina”, assim como Timóteo também o era (1Tm 4.6) e o desejo de que a palavra de Cristo venha habitar ricamente em nós, como Paulo ordenou aos Colossenses (3.16).

É preciso lembrar, porém, que não importa se for “sem café”, ou "sem almoço", ou "sem cama", como é no meu caso, desde que não fiquemos sem a Bíblia. Lembremos então também que, se quisermos desfrutar das proteínas, vitaminas e todo o resto das substâncias benéficas que existem no alimento espiritual, a fim de sermos saudáveis, precisamos pôr em prática a Palavra (Tg 1.22-25). Jesus mesmo disse que, se formos praticantes daquilo de que nos alimentamos, seremos fortes (Mt 7.24-25), pois, o que seriam os anticorpos fisicamente falando, no lado espiritual é o fato de estarmos firmados na rocha divina.

Meus irmãos, voltemo-nos à Palavra diariamente. Aliás, caso contrário, como diremos, cantaremos ou até demonstraremos que amamos Jesus, se ele mesmo confessou em João 14.23 que, se realmente o amamos, guardaremos sua palavra? Não é uma opção, é um mandamento. E que sejamos filhos obedientes.

Por: Rafael Martens
É membro da 1ª Igreja Ev. Irmãos Menonitas de Colônia Nova, Aceguá, RS. Graduando do curso “Bacharel em teologia” da Fidelis.

A verdadeira adoração

Quando Deus encontra em um coração verdadeira adoração, tem prazer em mover sua mão. Alegra-lhe mudar circunstâncias, curar, manifestar seu poder, romper cadeias, abrir portas que estão fechadas. A adoração que muda a vida e flui, é aquela que é fruto de um coração onde o Senhor esta entronizada.

E uma adoração que muda a gente triste. Eu era um drogado que perambulava pelas ruas de Porto Alegre, meu único prazer eram as drogas e a música triste. Tornei-me um hippie, e andava cada vez mais triste e arruinado. Quando o Senhor veio a minha vida e fez seu trono em meu coração, transformou o Asaph triste em um Asaph alegre. A adoração em nossa vida muda a tristeza em alegria, nos faz gente feliz. A palavra do Senhor no Salmo 16 diz: "Em sua presença há plenitude de gozo".

A adoração transforma as pessoas em prisão em pessoas livres. Deus quer adoradores livres em sua presença, não somente para cantar e levantar as mãos no santuário, ou dançar na presença do Senhor, mas, sim para viver com intrepidez a vida de Cristo.

A vida de adoração nos leva a viver com liberdade a vida de Jesus em uma sociedade perdida. Quando a presença do Senhor é palpável em nossos corações não podemos ficar calados, temos que proclamar, temos que falar, temos que viver, temos que pregar a toda criatura.

Quando vivemos uma vida de adoração na presença de Deus, vamos ver como a Palavra de Deus se cumpre em nossa vida. Quando as pessoas nos vêem viver uma vida de adoração em meio as crises, políticas, financeiras, seguramente se perguntarão o que acontece conosco. Que existe em nossa vida. E vão querer o mesmo. Vão ansiar esta vida.

Esta vida irmãos não é algo somente para nós, sim para todo o corpo de Cristo. Cada um de nós é chamado a viver uma vida verdadeira de adoração na presença do Senhor como filhos amados, comprometidos com seu reino, com sua Palavra e com sua verdade.

"Vem a hora e a hora já chegou: estamos vivendo à disposição desta hora.

Oremos: Senhor, eu quero viver uma vida constantemente na tua presença, ter em meus lábios teu louvor e um novo cântico, gerado pelo teu Espírito Santo em meu coração. Quero que teu espírito renove minha mente, que muitas vezes esta conformada com o mundo, e influenciada pelas coisas do mundo. Transforma-me pela renovação da minha mente para ter um culto genuíno e verdadeiro na tua presença, culto racional, de lábios que confessam teu nome. Ensina-nos a viver a verdadeira adoração na tua presença. Amém.

Deus abençoe
Asaph Borba
http://www.pontesdeamor.com.br/

A Necessária Presença de Deus

“Então Moisés lhe disse: Senhor, se a Tua presença não vai comigo, não nos faça subir deste lugar. Pois como saberão que tenho achado graça aos Teus olhos, eu e o teu povo?” (Ex 33: 15,16a)

Estar junto de Deus é a coisa mais maravilhosa que existe. Passar tempo em Sua presença, buscando-O em oração, adoração, bem como em mergulhos profundos em Sua palavra é verdadeiramente o que faz da nossa vida, uma vida plenamente vitoriosa (I Ts 5:17, Sl 95:6, Sl 1). Você com certeza já ouviu, leu ou mesmo talvez disse estas palavras. Não são revelações novas. Na verdade, são entendimentos semeados em nossa mente e consciência deste que viemos para Cristo. Mas tenho me perguntado nestes dias: Porque, é tão difícil praticar isso?

Temos vivido dias de despertamento, amados. Dias em que o nosso coração tem sido confrontado pelo Espírito Santo a realmente buscar com dedicação viver a vida de Jesus (Gl 2:20) e sermos instrumentos de cura e transformação das realidades e situações muitas vezes cruéis que nos cercam em nossas casas, cidades, nação e também outras nações (Is 61:1-3, Jr 1:10). Findou-se o tempo em que eram considerados chamados por Deus somente aqueles que falavam, cantavam e/ou oravam “bonito”. Na verdade, este nunca foi o critério de escolha de Deus, mas nós erroneamente vimos este critério ser usado na Igreja do Senhor durante todos estes anos para separar os “ungidos” dos “demais”, como se alguém por sua capacidade ou talento humano fosse mais santo ou melhor que o seu irmão (Rm 3:23). Quanto engano! Quanta cegueira!

Mas glórias a Deus, que neste tempo tem levantado profetas, filhos obedientes ao chamado de Deus, que tem aberto suas bocas com coragem e ousadia (Jr 1:4-9) para dizer a toda esta geração: “Filhos de Deus, acordem, a responsabilidade de preparar esta terra para a volta do Senhor é de todos nós!”

É isso mesmo, queridos. A exemplo de Moisés, nós somos chamados por Deus a levar Seu povo, hoje a Igreja, à Terra da Promessa. A responsabilidade de ganhar as almas pelas quais Jesus espera, de ir em busca dos filhos pródigos, de curar os enfermos, expulsar os demônios e invocar a presença da glória do Pai sobre esta terra é minha (Mc 16:15, Mt 28:19, Mt 10:8) . E sua também. Jesus está desafiando a nossa geração a se levantar das redes fresquinhas nas varandas de nossas casas e irmos atrás daqueles por quem o coração de Deus chora. Somos chamados a capturá-los e isso não com palavras vazias, cheias de persuasão humana, mas com o poder de Deus (I Co 2:5,13 e 4:20) para atraí-los e guiá-los a fonte da Água da vida (Ap 21:6)!

Cada um tem um papel especifico a realizar no Reino de Deus. Em toda essa imensidão que é a nossa nação, e tantas outras nações da terra, há algo para ser feito em favor do Seu estabelecimento que só pode ser feito por mim, por você (At 9:15). Há uma missão para cada um de nós. Ah, meus amados, há tanto para se fazer e tão pouco tempo! De onde nos virá a unção para realizarmos tão grande obra? A resposta conhecemos bem: A fonte é o Senhor (Sl 87:7, Sl 62:11)!

Ou seja, se quero cumprir o propósito para o qual eu nasci, se eu quero realizar os sonhos de Deus, se eu quero cumprir a minha missão no Reino, eu preciso buscar a presença do Senhor (Sl 105:4)! Precisamos buscar, perseguir a presença do Senhor, Igreja! Precisamos nos encher, até não caber mais e transbordar para todos os lados (Ef 5:18,20). A única coisa que nos torna especiais e diferentes dos outros bilhões de seres humanos que nos cercam é a presença de Deus em nossas vidas (Ex 33:15,16), fluindo abundantemente dela (Jo 7:38). A presença de Deus é nossa maior arma (I Sm 17:45)! Eu preciso da presença de Deus em mim. E você também precisa!

Todos os dias amanhecemos com os corações cheios de expectativas em Deus. O que Deus vai fazer hoje por mim, em mim, através de mim? Isso é maravilhoso! Porém, você já parou para refletir que todos os dias, Deus talvez te observe acordar e se levantar com o coração cheio de expectativas a teu respeito?

“O que meu filho amado vai fazer por mim hoje?”, “Para quem ele falará de mim neste dia?”, “A quem dará de comer?”, “A quem agasalhar?”, “A quem visitará?”, “Por quem irá orar, interceder?”, “Será que ele vai convidar seu vizinho para ir a minha casa?”, “Será que vai abraçar aquela pessoa que todos estão desprezando?”.

Ou, quem sabe, amados, algo mais forte: “Quanto tempo meu filhinho amado vai separar para conversar comigo hoje?”, “Será que ele já ouviu meu Espírito avisar que quero falar algo com ele naquele texto da minha palavra nesta tarde?”, “Quanta saudade meu filho sente de mim? Será que é do tamanho da saudade que estou sentindo dele?”

Sabe amados, eu creio de todo o meu coração, que como todo pai que ama, Deus tem expectativas a nosso respeito todos os dias. Uma missão para cada manhã, tarde e noite da nossa existência. E outras muitas “missões” que precisam de longas manhãs, tardes e noites para serem geradas e trazidas à luz. E mais do que entender isso, mais do que entender que não posso fugir da realidade de que eu tenho responsabilidades específicas e pessoais no Reino de Deus, eu preciso entender que só poderei arcar com cada uma delas e ser um fiel cumpridor das missões do Pai, se a minha vida estiver encharcada de Sua Santa presença (Sl 63).

O livre arbítrio é real. Podemos escolher dizer não ao chamado de Deus. Não aos Seus propósitos tão grandes. Não à tão sublime missão que Ele nos deu. Claro, jamais seríamos felizes fora do centro de Sua vontade, mas temos o direito de não querer viver nada disso. Contudo, se quisermos abraçar a visão do céu e bradar um forte e alto “SIM, EIS-ME AQUI!” Então a partir daí não temos mais escolha. Necessitamos de nos encher da presença de Jesus. Se não, seremos meros figurantes nesta obra. Meros reis e rainhas de atividades vazias e puramente religiosas. Enfim, fariseus (Mt 5:20).

Você não acha que já tem gente demais nestes papéis?

Decididamente eu quero algo diferente para a minha vida. Eu quero satisfazer as expectativas de Jesus a meu respeito. Você entender melhor sobre as expectativas de Jesus a nosso respeito? Leia o capítulo 17 de João. É a oração sacerdotal de Jesus. Ali, Jesus rasga seu coração diante do Pai, em intercessão por nós. Essa oração reflete o que está no coração de Deus para Seus filhos, Seus discípulos, Seus servos, Seus amigos. Eu quero realizar os sonhos de Jesus. Eu quero, de uma vez por todas, viver para Deus. Eu quero ser um soldado fiel do Exército do Senhor (I Sm 16:18).

E para isso, não tem choro nem vela, eu preciso começar a entrar no meu quarto, fechar a porta (Mt 6:6) e me ajoelhar, sem hora certa para me levantar. Está é a minha maior arma: Os meus joelhos!

Que o seu coração, como o meu, seja encorajado nestes dias, meu querido, a dizer “SIM!” ao chamado do Pai, o ABA, para a tua vida e a se dispor a pagar o preço que todo adorador tem que pagar para viver isso.

Puxa, é um preço tão maravilhoso. Nessa nossa vida agitada, realmente encontramos dificuldades para conseguir parar tudo e correr para os braços do Senhor, ficando ali a sós com Ele, desfrutando de Sua intimidade, sem pressa. Mas é só darmos o primeiro passo, amados (Sl 27:8); é só começar, tomar a iniciativa e passados os primeiros minutos, nem nos lembramos mais do sono, do cansaço, dos problemas, das responsabilidades humanas (Is 40: 28-31).

Enfim, é só o nosso Espírito Santo alcançar o nosso espírito e pronto, tudo que queremos e desejamos é a estar na presença do Senhor, para todo o sempre.

Temos muitas missões, Igreja viva do Senhor, a cumprir nestes dias. E a nossa maior ferramenta é a presença de Deus em nós!

É ela, e somente ela, que fará toda a diferença!

Deus te abençoe

Carinhosamente no Senhor


Thais Monteiro Brum
http://www.vidanovamusic.com/

A manifesta presença de Deus

“Existe um lugar em Teu coração, ó Deus, que ansiamos encontrar, um lugar onde podemos nos esconder e encontrar a Tua verdade. Ó Pai, nos mostre, e nos leve a este lugar. Amém!

A grande necessidade da igreja hoje é a de descobrir, ver, reconhecer e viver em meio a glória inefável de Deus. Uma nova medida de intimidade com Deus é o que precisamos para que os nossos corações sejam completamente capturados e envoltos por Sua constante glória, porém, é necessário que hajam líderes, exemplos, condutores para que possam haver seguidores. Paulo não apenas ensinou o caminho mas trilhou o mesmo, conduzindo gerações e gerações de seguidores. Ele mesmo disse: “Sejam meus imitadores como eu imito a Cristo”.

O mundo não quer religião, e deseja muito menos que alguém lhe diga o que fazer ou deixar de fazer. Não devemos usar palavras persuasivas, e sim a demonstração do poder de Deus. Só o poder de Deus e a atuação constante do Espírito Santo nas vidas dos membros de uma igreja é que irá convencer o mundo de seu pecado levando-o aos pês de Jesus. Hoje em dia existem tantas denominações diferentes, divisões, vexames, erros escandalosos, heresias e amarguras em meio ao chamado “corpo de Cristo”. Há algum tempo estive na Itália e um pastor - líder de uma denominação pentecostal o qual acredita que o avivamento começará em sua igreja - virou para mim e disse: - “Eu sei que isto tudo que tem acontecido nos cultos é e provém de Deus, mas eu não aceito e não quero isto para mim e muito menos para os meus”. Incoerente, porém interessante, não? Alguma coisa está errada em algum lugar. Temos que descobrir o erro e levá-lo ao pé da cruz.

Uma pergunta importante que temos que fazer é a seguinte: “Como podemos nos diferenciar das demais seitas, religiões e credos perante os olhos do mundo? O que diferencia os nossos cultos de qualquer outra reunião social?“ É a presença manifesta de Deus! Aquele que tiver a água da vida para oferecer irá saciar os sedentos. Gostaria de dificultar a questão mas a realidade crua é que só a presença manifesta de Deus irá fazer a diferença. Como conseguir que este poder venha operar em nosso meio? Através da entronização de Deus sobre os nossos louvores e Sua habitação em nosso meio. Isto conseguimos através da verdadeira adoração, do rendimento total, da entrega pessoal e da liberdade total, e sem restrições, dada ao Espírito de Deus para que Ele seja o Senhor Supremo em nossas vidas como em nossos cultos. A nossa oração tem que ser: “Deus, seja DEUS em nosso meio! Eu quero mais de Ti e muito menos de mim!”. Não podemos dar aquilo que não temos. A presença manifesta de Deus é a marca e o sinal distinto que nos diferencia do demais credos. Uma vez que os pecadores notam isto, correm atrás da realidade que todos almejam, a qual é conhecer e servir a um Deus vivo, que transforma, que opera milagres e que ainda revela o Seu amor, a Sua alegria, a paz, o fogo e a glória a quem realmente quiser. O Espírito Santo tem uma tarefa e tanto a realizar hoje; um quanto difícil. Ele está incumbido de preparar a noiva de Cristo. Baseando-me no que tenho visto em muitos lugares ao redor do mundo, e do Brasil. Contudo, eu garanto uma coisa, a noiva, quando pronta, não será uma noiva rabugenta, triste, destituída de força e poder, adúltera, que vive uma vida de amargura apenas se agüentando da melhor maneira possível até o seu príncipe chegue. Não! Não! Não! A mesma será uma noiva vibrante, maravilhosa, deslumbrante, linda, sorridente, alegre, poderosa, V-I-V-A..., o que me faz lembrar da minha esposa, ó Papai que presente..., uau..., contudo, continuemos...

Muitos têm desejado posições sem ter caráter, poder sem ter autoridade, e a presença de Deus sem pagar o preço. Porém uma posição no reino de Deus só é possível uma vez que assumimos o caráter de Deus em nós mesmos. O poder de sermos testemunhas com manifestações de sinais e prodígios só é alcançado a medida que nós nos rendemos à autoridade do Espírito Santo (Zac. 4: 6). Só se consegue a presença de Deus uma vez que pagamos o preço de termos um coração puro e mãos limpas. Tudo que desejamos está em Deus. Como poderemos ensinar alguém o que não temos aprendido? Como poderemos guia-los onde não temos ido? O mistério do reino é, segundo a epístola de Paulo aos irmãos em Colossos, “Cristo em mim - em nós - a esperança da glória” - (Col. 1: 27). O mundo jamais notará que estivemos com Jesus se de fato não tivermos tido com Ele. Entretanto, ninguém terá de perguntá-lo: “Onde você estava?”, tendo estado com Ele, com o grande Eu sou, pois a diferença será evidente. Qual foi a diferença, notada pelos filhos de Israel, na pessoa de Moisés, uma vez que ele desceu do monte Sinai, após estar com Deus? O seu rosto brilhava. Sabemos aonde temos que ir contudo o nosso problema, infelizmente, é chegar lá! A pureza de coração não é uma situação onde fazemos ou deixamos de fazer, e sim um clamor contínuo, e um anseio melindroso, que requer uma atitude constante de querer ser agradável aos olhos de Deus! Tudo o que eu faço, digo, sou tem que expor a pureza divina que há em mim. Antes de ser proferido pelos lábios tem que gerar raízes no coração.

Deus quer que tenhamos a eternidade em nossos corações. Viver não apenas pelo hoje e sim pela eternidade evitando assim a “crise de santidade” – santo, dia sim, dia não. Tenho sentido recentemente a necessidade de compartilhar isto com os sedentos pela verdade, pois a verdade nos liberta, não é mesmo? A medida que viajo ao redor do Brasil, e do mundo, tenho visto, e sentido, que muitos não entendem a respeito desta pequena palavra intrigante, e ao mesmo tempo de potência explosiva: Adoração.

Caro leitor, estaremos usando este espaço a cada mês para esclarecer um pouco mais – segundo a capacitação do Amado de nossas almas – para esclarecer um pouco quanto a verdadeira adoração. Deus Pai está à procura de verdadeiros adoradores. E ai, vamos realizar os Seus sonhos?

Aproveite toda e qualquer oportunidade que você tiver de se perder na presença de Deus. O homem falha, Deus, nunca falha!


Aos seus pés
David M. Quinlan
http://www.fogoegloria.com.br