terça-feira, 20 de outubro de 2009

Intimidade Com DEUS


Uma vez ouvi esta frase a um amigo meu: "Se quiseres conhecer a Deus… torna-te amigo do silêncio.". Na época dos telemóveis, do correio electrónico e dos PDAs, é cada vez mais difícil experimentar momentos de silêncio. As nossas vidas ficaram tão preenchidas com actividades que nos esquecemos o que significa "aquietai-vos e sabei que Eu Sou Deus" (Salmo 46:10) Inclusive os nossos momentos de adoração estão repletos de actividades, quase ao ponto de não haver tempo para que Deus possa responder ao clamor dos nossos corações e se possa mover no nosso meio. E porque é que isto acontece?

Eu penso que existe um medo da intimidade em todos nós. E por causa desse receio, por vezes é mais fácil (e seguro) manter os nossos momentos de adoração com actividade e não permitindo os momentos mais íntimos com o nosso Pai Celestial. Por vezes é mais confortável para nós cantar hinos mais rápidos, constituídos basicamente pelos refrões que nos incitam a bater palmas energicamente em vez de entoar-mos hinos de amor a Deus que nos tornam vulneráveis. Não me interpretem mal, eu não estou a sugerir que deixemos de cantar hinos rápidos! Estou apenas a sugerir que também necessitamos de momentos de adoração que não estejam repletos de actividades. Momentos onde podemos aquietar as nossas mentes e os nossos corações e ouvir a voz de Deus.. sentir o bater do Seu coração.

A palavra grega para Adoração (Proskuneo) significa "beijar respeitosamente". Sugere uma atitude muito intima da nossa parte. Qual foi a última vez que nos seus momentos de adoração você consegui "beijar respeitosamente a Deus? É durante estes momentos que o Espírito Santo se move no nosso meio, restaurando corações, espíritos e vidas quebrantadas. É nestes momentos que o Espírito Santo brilha a Sua luz nos nossos corações e mostra-nos os nossos pecados. Salmo 139:23-24 diz: " Sonda-me , ó Deus e conhece o meu coração. Prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno". Vamos assegurar que os momentos de intimidade na nossa adoração permitam a Deus que se mova e sonde o nosso coração.

Se nos abrir-mos para Deus nos momentos de adoração, ficamos vulneráveis, mas estou convencido de que é isso de que espera de nós. Ele espera que nós fiquemos mais amolecidos ao adorarmos a Deus, para que Ele então começar a encher-nos com o Seu amor, o Seu perdão e a sua cura.

Talvez o seu meio cultural ou religioso o tenha ensina o demonstrar a Deus o mínimo de emoções quando se trata de adorar a Deus. O resultados deste tipo de "desconfiança" pode ser observado em muitas igrejas nos dias que correm. Elas estão cheias de todo o tipo de actividades religiosas que nos permitem falar imenso de Deus mas nunca nos levam a conhece-Lo como o nosso Pai Celestial, sendo que estas actividades mantém-nos ocupados e ajudam a "proteger-nos" da intimidade, quando a intimidade com Deus é tudo o que (mais) precisamos.

Em Êxodo 19 e 20 quando Moisés foi para a montanha encontrar-se com Deus, o povo " observava de longe " (Êxodo 20:21). Mas Moisés foi até à obscuridade onde Deus estava. Meu amigo, não tenha medo de se aproximar de Deus. Há lá imensas coisas à sua espera. Aproxime-se…. não recue.

Para lideres de adoração, gostaria de dizer isto: não é a sua tarefa fazer "acontecer" algo durante estes momentos. Não tente manipular o mover do Espírito Santo. Tente ser um facilitador, criando uma atmosfera em que o Espírito Santo se sinta bem-vindo e depois deixe tempo para que Ele se mova no nosso meio. Você não tem que forçar estes momentos, faça apenas o que você sente que deve fazer. Se não sentir nada, continue a fazer o que tinha programado. Saiba que terá cumprido a sua tarefa e Deus fará o resto. Ele quer que nós desejemos estar cada vez mais perto dEle durante estes momentos e "Chegai-vos a Deus e Ele se chagará a vós"(Tiago 4:8)

2001 Don Moen

Nenhum comentário:

Postar um comentário