quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

BUSCAR OS OBJETIVOS... OU ESPERAR NO SENHOR?


Esta é uma pergunta que todo crente enfrenta mais cedo ou mais tarde. Muitos acreditam que por entregarem a Deus os desejos do coração não é preciso se esforçar para conseguir o que almejam. Outros acreditam que Deus apenas abençoa quem trabalha ou, então, que Deus não se importa com questões pessoais. Mas, afinal, qual é a atitude que a Bíblia recomenda? Devo esperar pacientemente no Senhor, e não fazer nada, ou devo ir à luta e buscar o que desejo?

A resposta não é simples... mas precisamos entender como Deus trabalha. Se lermos a Bíblia de capa a capa, encontraremos situações muito diferentes: algumas vezes Deus mandou o povo guerrear (Juízes 20.34, 2Samuel 17.11), noutras vezes disse que o povo não deveria fazer nada e só esperar o livramento (II Reis, cap 19) e, ainda outras vezes, Deus mandou o povo lutar, mas reduziu o número de soldados de Israel (Juízes, cap 7). Algumas vezes Deus fez o alimento literalmente chover sobre seu povo (Êxodo 16:4), mas noutras o alimento precisou ser pescado, ainda que miraculosamente (Lucas 5:1-11).

Se você reparar, Deus não tem uma fórmula pronta, nem única, para cuidar de seus filhos, mas sempre cuida deles. Aí surge a questão: quando eu devo trabalhar... e quando esperar?

A resposta quem dará é o próprio Deus, que fala conosco de formas variadas, como por exemplo, através da oração, da leitura da Bíblia e dos seus profetas. O Espírito Santo não só intercede por nós mas também nos orienta, se dermos liberdade para Ele. Quanto mais estivermos em comunhão com Deus, mas fácil será ouvir Suas orientações.

É importante perceber que Deus age em parceria com o homem. Ele faz a parte dEle... e nós devemos fazer a nossa. Para saber qual é a nossa parte, o primeiro passo é ler sua Palavra, pois ela dá as orientações e princípios gerais.

A Bíblia nos manda trabalhar, nos esforçarmos, termos bom ânimo, fazer tudo da melhor forma que pudermos, fazermos tudo com o coração. Também nos manda sermos honestos, seguirmos o exemplo de Cristo e não fazermos ao próximo nada que não gostaríamos que fizessem conosco. Manda os empregados trabalharem com dedicação e "não por vista", como se estivessem trabalhando para Jesus... e manda os patrões agirem do mesmo modo.

Não existe nenhuma base bíblica para o crente "jogar" tudo para Deus e ficar dormitando, mas, ao contrário, a preguiça é severamente criticada. Todas as vezes que Deus quis que o povo não fizesse nada, apenas esperasse, essa ordem foi dada de modo direto, claro e expresso. Para Moisés, por exemplo, Deus disse: "Por que clamas a mim, Moisés? Diga ao povo de Israel que marche!" (Êxodo, cap 14) Quando marchamos, com fé, em direção aos mares da vida, Deus opera Seus milagres! Jesus dizia para lançarmos a rede, que os peixes viriam!

Assim, por exemplo, se você quer passar no vestibular, tirar boas notas, conseguir um emprego ou passar em um concurso, a orientação bíblica é se marchar, pescar... ou seja, se esforçar, sabendo que Deus estará fazendo a parte dEle. Não tenha ansiedade (Filipenses 4.6): quando Deus nos manda guerrear, "É ele que treina as minhas mãos para a batalha" (2Samuel 22.35), quando nos manda aguardar, Ele é aquele que trabalha enquanto dormimos (Sal 127.2). O Salmo 127 deixa claro que precisamos guardar a cidade e construir nossa casa, mas que precisamos de Deus para que nossos projetos tenham sucesso. (No mesmo sentido, Proverbios 10.22 e Deuteronomio 8.17.)

A Bíblia indica que há uma grande diferença entre fé e irresponsabilidade, entre confiança e imobilismo. A atitude para alcançar a vitória envolve fé e trabalho, confiança e esforço.

Há uma história, que foi contada no filme Desafiando Gigantes, que fala de dois fazendeiros que precisavam desesperadamente de chuva para conseguir plantar suas sementes e alimentar suas famílias. Os dois oraram pedindo chuva a Deus, mas apenas um deles foi arar a terra. Qual dos dois era um homem de fé? Ora, o que foi arar a terra é que era um homem de fé!

Deus tem planos de paz, de bem, prosperidade e alegria para seu povo, mas quer que seus filhos sejam pessoas maduras, íntegras, experimentadas e exemplos de conduta. Ele nos manda termos bom ânimo e nos esforçarmos. Assim, quer seu objetivo seja familiar, nos estudos, nos esportes, na vida pessoal, a recomendação bíblica é conciliar a fé e o trabalho.

José trabalhou na casa de Potifar e na prisão, Moisés conduziu uma caminhada de quarenta anos pelo deserto; Davi, antes de enfrentar Golias, já havia "treinado" sua mira em um leão e um urso e assim por diante. Nenhum herói da fé ficou parado... e nem você deve ficar. Marche... e Deus irá na frente abrindo o mar das dificuldades.

Assim, se você tem sonhos, faça uma parceria com Deus. Confie em Jesus... e faça sua parte!

WILLIAM DOUGLAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário