segunda-feira, 26 de março de 2012

Não despreze as pequenas ações




Tudo que temos e vivemos hoje é fruto de nossas ações. Trabalhar, estudar, perdoar, orar, dar, plantar são verbos que indicam ação e que são cruciais para determinar nosso futuro e muitas vezes explicar o que estamos vivendo hoje. A falta de ação pode levar um casamento à destruição, uma vida financeira à escassez, o relacionamento com Deus à frieza, e tantas outras consequências terríveis para a vida de uma pessoa.

Esta afirmação simples e verdadeira nos leva a pergunta: por que muitas pessoas hoje não agem? Por que algumas parecem ficar inertes no momento em que precisam agir? A resposta pode estar na perspectiva do tamanho da ação. É incrível como muitas vezes desprezamos ações pequenas e queremos viver coisas grandes. A verdade é que grande acontecimentos começam quase sempre com ações aparentemente pequenas e sem importância. Jesus ao comparar o reino de Deus disse que ele era como fermento e semente de mostarda. Fermento e semente são pequenos em tamanhos, mas em influência extremamente poderosos. Podia levedar toda uma massa e virar uma árvore que pessoas poderiam procurar sombra. Ações simples podem influenciar uma “massa” de muitas pessoas e abrigar muitos que precisam de ajuda.

A louça lavada para a mãe; o eu te amo dito com frequência à esposa; a paixão por uma igreja com poucos membros; ofertas generosas são pequenas ações que jamais podem ser negligenciadas apenas por que parecem pequenas. Como escreveu o escritor Max Lucado: “Não deixe que o tamanho da tarefa o impeça de semear uma semente. Não despreze suas ações por parecem pequenas”.

A própria Palavra de Deus é comparada a uma semente na parábola do semeador. Sementes são pequenas, mas podem encontrar uma boa terra e produzir muitos frutos para alimentar vidas que precisam. Algumas sementes florescem rápido, outras demoram mais tempo e crescem no silêncio e no oculto da terra. Não permita que a falta de barulho e visão do que acontece dentro da terra impeça suas pequenas sementes serem semeadas.

Helen Keller quando era jovem disse que desejava fazer grandes coisas e não pôde. Então decidiu fazer coisas pequenas de uma maneira grandiosa. Tome essa decisão. Decida fazer pequenas ações com toda sua força. Não olhando para o tamanho da sua ação, mais para o Deus que dá crescimento as sementes. A colheita no seu futuro depende da semente de hoje!

:: Drummond Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário