sábado, 21 de março de 2009

A CAPACITAÇÃO DO ESPIRITO SANTO


Deus tem dado dele mesmo à igreja na pessoa do Espírito Santo, e o próprio Espírito de Deus habita em cada crente. O Espírito aplica a Palavra de Deus aos nossos corações em poder, produz em nós uma nova vida e a vitória sobre o pecado, e concede dons naturais e sobrenaturais ao povo de Deus para a edificação da igreja.

Precisamos confiar no Espírito Santo em todos os aspectos de nossas vidas: no ministério, na luta contra o pecado, e em cada área de responsabilidade para a qual somos chamados. Nós confiamos no Espírito Santo para nos conduzir dentro da verdade, para aplicarmos essa verdade em nossas vidas, e para nos presentear carismaticamente nas muitas e diversas formas da obra de Deus.

A Páscoa é um tempo para refetir sobre tudo o que o Senhor Jesus tem realizado em nosso favor. Quando eu reflito, frequentemente penso sobre como seria caminhar com Jesus e seus discípulos. Você consegue imaginar? Que experiência impressionante seria! Quando era ainda bem jovem no Senhor, eu costumava pensar sobre isso regularmente, como alguns de vocês provavelmente o fazem, até que um dia Deus me deu uma revelação maravilhosa. No livro de João, Jesus diz, “E agora vou para Aquele que Me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?’ Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei” (João 16:5-7). Esta é realmente uma afirmação. Jesus diz a Seus discípulos que é melhor para eles, é para o próprio proveito deles que Ele vá. Eu me aventuraria a dizer que aquilo foi realmente muito difícil de aceitar. Provavelmente foi um daqueles momentos terríveis. É claro que Jesus está se referindo à vinda do Espírito Santo, a Dádiva do Pai, Aquele que é dado para todos os crentes sob a Nova Aliança. A realização desta verdade tem feito uma tremenda diferença na forma como me relaciono com Deus. Isto é real: eu estou crescendo em entendimento e gratidão continuamente. Paulo entendia esta necessidade do crescimento quando orava, “Para que o Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o Espírito de sabedoria e revelação, de forma que possasm conhecê-Lo melhor.” Ef. 1:17
Eu gostaria de discutir esta vantagem que nós temos e o que significa caminhar no Espírito Santo. As boas novas da Nova Aliança é que nós somos povo de Sua Presença. Temos o Espírito de Cristo. Ele está em nós e nós estamos Nele. Êxodo 33:15-16 nos diz como Moisés sabia de sua necessidade desesperada da Presença de Deus de tal forma que ele não poderia prosseguir sem Ele, assim também é a nossa necessidade. Louvado seja Deus! Nós temos a convicção de que Sua Presença está dentro de nós, e em qualquer situação que nos encontremos – Ele está conosco. Sob a Nova Aliança todos nós O conhecemos do menor ao maior, do mais jovem ao mais velho, porque Sua Presença Divina está em nós. Agradeça ao Senhor; nós desfrutamos desta posição por causa da grandiosa obra redentora de Jesus. Somos perdoados, o sangue de Jesus continuamente limpa-nos de todos os nossos pecados, e estamos sendo purificados de toda injustiça. Louvado seja o Senhor! Este é claramente um presente de Sua Graça. Estas são as Boas Novas. Somos um Povo de Sua Presença.

Em minha caminhada com Cristo pelos anos eu me encontro crescendo na fé e acreditando nesta verdade mais e mais. Houve um dia quando tentei sentir a Presença de Deus através de atividades, tais como, louvor, oração, estudo bíblico, culto e coisas semelhantes. Este tipo de esforço pode ser mortal para a alma. Faz uma enorme diferença saber que Ele está presente, Eu Nele e Ele em mim, porque sou filho de Deus. Esta caminhada da fé faz uma tremenda diferença em como eu experimento a Presença do Espírito em minha vida. Através do Espírito posso compreender a verdade da Bíblia. Ele é o meu Confortador e Consolador. Ele é meu Professor. Ele revela a verdade e revela o Próprio Jesus. Ele revela as coisas secretas de Deus. Ele jamais me deixará ou desamparará. Ele está em mim e eu estou Nele.

Sua Presença agindo em nós é a única maneira eficaz de funcionamento do ministério. As pessoas precisam desesperadamente experimentar o amor de Deus. Seu amor é despejado em nossos corações pelo Espírito Santo. Esta “vida que dá água” refresca nossa alma e as almas de todos aqueles aos quais nós a transmitimos. O amor de Deus é a força mais poderosa no mundo. Em amor Ele está atraindo homens, mulheres e crianças para Si mesmo; por isso, podemos ter ousadia e confiança no evangelismo porque o Espírito Santo está amorosamente no mundo convencendo-o do pecado, da justiça e do julgamento. O Espírito Santo é o Presente de Deus e Ele dá Seus dons espirituais à igreja que servirmos com efeito.
Cada um administre aos outros o dom como o recebeu,
como bons dispenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém falar, fale segundo as
palavras de Deus. Se alguém administrar,
administre segundo o poder que Deus dá, para que em tudo
Deus seja glorificado por Jesus Cristo. A quem pertence a glória
e o poder para todo o sempre. Amém. (1 Pedro 4:10-11)
A Bíblia nos ensina que podemos ofender e apagar o Espírito dentro de nós. Se isso acontecer o que podemos fazer? Nós simplesmente nos levantamos, sacudimos a poeira, confessamos, nos arrependemos, recebemos o Seu perdão e cremos que estamos Nele e Ele em nós. Ele colocou a lei de Deus em nossos corações e mentes. É através do Espírito que obtemos a vitória sobre o pecado. A Sua Presença é uma luz e um fogo dentro de nós; quando damos a Ele liberdade para trabalhar em nós, Sua luz expõe tudo aquilo que é treva e Seu fogo que refina purifica nossos corações e mentes. “Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor” (2 Cor 3:18).

Jesus nos ensinou a orar, “Venha o Teu Reino, seja feita a Tua Vontade, assim na terra como no céu.” Nós experimentamos de Seu Reino através da obra do Espírito Santo dentro de nós. “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Rom 14:17-18). Nós somos povo do Reino de Deus. Esta é uma existência sobrenatural e eu não consigo sequer imaginar a tentativa de viver a vida Cristã em minha própria força. Sou imensamente grato pelo Éspírito Santo em minha vida e na igreja. Somos de fato povo de Sua Presença; quanto mais acreditarmos nisso como verdade e experimentarmos de Sua vida, mais nosso Deus será exaltado na terra.
Quando conduzimos e pastoreamos aqueles que estão sob nossos cuidados, ensinamos a eles a serem povo de Sua Presença. Nós os conduzimos a Jesus. Ensinamos que devem perseverar e jogar fora tudo aquilo que é confuso e impede o verdadeiro relacionamneto com Cristo. E também ensinamos que precisam se firmar nesta simples, mas profunda verdade: Sua Presença Divina está dentro de nós. Quando nos mantemos firmes nesta verdade pela fé, Deus o Espírito nos transforma, aparelha e capacita com obra sem igual.

A essência do Cristianismo não é a religião, princípios de moralidade, código de éticas, ou o virar de uma nova folha; mas é viver na gloriosa verdade de que temos um relacionamento contínuo com Deus. Ele está perto. Nós somos povo de Sua Presença. Ele está em nós e nós estamos Nele. Somos o lugar de morada de Deus no Espírito. Somos a luz do mundo. Deste modo, nesta Páscoa, quando refletimos sobre a obra de Jesus Cristo em nosso favor, eu encorajo cada um do povo de Deus a se aproximar e resplandecer alegremente na presença do Senhor. E isto vem do meu coração, “. . . para que, segundo as riquezas de Sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo Seu Espírito no homem interior, para que Cristo habite pela fé nos vossos corações” (Ef. 3:16-17).

Gerry Soviar
(Sr. Pastor, Grace Community Church, Toledo, Ohio, USA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário