terça-feira, 10 de março de 2009

Oportunidade & Responsabilidade = Excelência

Estamos vivendo num momento onde tudo está acontecendo muito rápido. Informações nos chegam em massa através de tantos meios de comunicação, a tecnologia avança, a ciência têm se multiplicado. Esta é uma geração que tem experimentado algo, que há pouco tempo atrás eram apenas sonhos distantes. Em detrimento deste crescimento a geração presente tem se tornado muito imediatista, é tudo “pra ontem”, e esta mentalidade tem entrado na igreja de uma forma muito sutil. Queremos que tudo aconteça muito rapidamente, e temos tido muita dificuldade de esperar, ouvir, nos esforçar e prosseguir para o alvo.

Eu passei alguns anos sendo discipulada por um casal que considero como meus pais espirituais, e uma das coisas preciosas que eles me ensinaram é que quando o Senhor te chama para uma vocação, Ele mesmo abre as portas. Às vezes, por causa deste pensamento imediatista, somos tentados a abrir portas no ministério por nossa própria força, e sempre temos explicações “evangelicamente corretas”.

Tudo isto tem nos levado a vivermos num nível muito aquém do que o Senhor tem preparado para nós, ou seja, estamos andando sempre no “bom” e não temos alcançado o “melhor”. Uma vez eu ouvi uma frase que me marcou, que dizia o seguinte: “O BOM É O INIMIGO DO MELHOR” Eu penso que o bom, são os nossos sonhos e pensamentos pessoais, e o melhor são os de Deus. Is 55:8, 9

Não devemos pois nos esquecer de que as oportunidades de Deus, envolvem responsabilidades e serviço, para o cumprimento do chamado Dele em nossas vidas. Quando começarmos a viver desta maneira estaremos vivendo com excelência.

Existe um caminho para trilhar dentro do serviço no reino de Deus: SER CHAMADO, TRANSFORMADO E PREPARADO E ESTABELECIDO POR DEUS. Tudo se inicia em nosso relacionamento com Deus, desenvolvendo a sensibilidade para ouvir a Sua voz, e a disposição para obedecê-lo e servi-lo.

Eu gostaria de deixar aqui alguns pontos para a sua meditação, os quais fazem parte desta nossa jornada como servos do Senhor.

* Fé – Hb 11:1, 6 – a convicção em Deus é o ponto de partida e o combustível que nos permite não somente iniciarmos, mas termos sempre uma constância nesta caminhada.
* Palavra – a palavra de Deus é a nossa bússola, o livro onde obtemos todas as respostas necessárias para este percurso, ou seja, o manual de instruções. E também a palavra gera fé em nós. Sl 1:2, 3
* Ter sempre o coração aquecido pela missão que nos foi delegada- A palavra de Deus nos diz que o fardo de Jesus é leve (Mt 11:30), em face disto se estamos seguindo o caminho do Senhor pra nós, temos uma alegria indescritível e inexplicável também. Quando tudo começa a ficar pesado, e gerar tristeza é momento para uma reavaliação de motivos e conduta.
* Manter o foco - Ao longo do percurso vamos encontrar distrações, algumas pedrinhas, “raposinhas”, e por isso é muito importante mantermos o foco, traçando prioridades dentro de um alvo muito claro.
* Caráter- As nossas habilidades e unção atraem as pessoas, porém o nosso caráter é visto por Deus. O que fazemos é o resultado do que somos. Mt 6:21 “Os campeões tornam-se campeões de dentro pra fora, não de fora pra dentro.” John Maxwell
* Preparação – um soldado que vai para a batalha despreparado é alvo fácil do inimigo. A preparação envolve todas as áreas da nossa vida, seja ela de caráter espiritual, emocional e até mesmo físico. Por exemplo, no caso de um instrumentista, ele precisa estar focado em Deus, ser cheio do Espírito Santo e também saber tocar bem e com arte o seu instrumento Sl 47:7.
* Prática – o hábito vem pela prática e disciplina, e isto envolve tempo e dedicação.
* Perseverança – no meio do caminho como já foi citado anteriormente, vamos encontrar tropeços, tribulações, distrações, e de acordo com a palavra de Deus, seguir a Cristo não é viver em um mar de rosas Jo 16:33.
* Coragem- é um detalhe importantíssimo para prosseguirmos, pois, ser um cristão de verdade hoje em dia não é fácil. São tantas tentações com boas justificativas que nos assolam, porém, para não ceder aos cuidados deste mundo é necessário ter muita coragem para dizer não, e ser separado de tudo isso. Js 1:7
* Estar disposto a aprender sempre – estamos em um processo de crescimento, aprendizado, aperfeiçoamento, e precisamos estar abertos para isto. Conhecemos tão pouco do Senhor e ainda assim às vezes pensamos que já o temos a verdade plena. A maravilha de ser corpo de Cristo é poder aprender e crescer juntamente com os outros. Ser ensinável ,é uma qualidade que sempre nos leva pra frente em tudo o somos e fazemos. Pv 1:1-8
* Assumir responsabilidades – e por fim, não podemos nos esquecer de que as oportunidades vêm seguidas de responsabilidades, e por isso precisamos estar sempre prontos para assumi-las.

Para finalizar este texto, eu gostaria de deixar quatro perguntas para a sua meditação pessoal, as quais estão relacionadas com a sua maneira e motivação ao responder o chamado do Senhor.

1. Para onde eu vou?
2. Porque eu vou?
3. Por quem eu vou?
4. Até onde eu vou?

Espero de todo o meu coração que um dia nós poderemos alcançar o alvo e poder dizer o seguinte:

2Tm 4:7 – “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário