segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Mulheres Chamadas para Liderar Louvor


Por que é tão importante escrever um artigo sobre as mulheres liderando louvor? Porque na maioria das igrejas através da história as mulheres têm sido vistas como menos capazes de exercer algum ministério do que os homens. Na verdade mesmo na época de Cristo as mulheres só podiam criar os filhos, cuidar da casa e basicamente isso. Felizmente, neste século, nossa cultura e a igreja em geral têm dado passos gigantescos em direção ao reconhecimento da igualdade das mulheres e dos homens como criaturas de Deus. Em muitas denominações hoje, mulheres têm sido ordenadas para ocupar cargos de liderança; o que nunca havia sido visto há cinqüenta anos atrás.

Poucas pessoas hoje questionariam que Deus criou homens e mulheres seres iguais, no intelecto e com a capacidade espiritual de conhecer a Deus. Mas algumas pessoas ainda questionam se é ou não apropriado para mulheres ocuparem cargos de liderança e autoridade. Liderar louvor é um ministério sacerdotal que envolve se achegar a Deus perante as pessoas e invocar a presença de Deus através de oração e músicas de adoração. Deus investe Sua autoridade naqueles que Ele chama para liderar a adoração.

Através desta autoridade, o Espírito de Deus chama homens e mulheres para submeterem suas vidas a Ele à medida que oferecerem louvor e ações de graças. Através desta autoridade o reino de Deus vem até a congregação, chamando seu povo para um concerto e arrependimento.

Mulheres no Novo Testamento

Em muitas igrejas hoje, ninguém discute se as mulheres são qualificadas para liderar louvor. Mesmo assim, por causa do legalismo e da discriminação contra as mulheres no ministério, nós precisamos chamar as mulheres para ministrar através da autoridade da Palavra de Deus.

Muitos de nós crescemos em denominações que limitavam a participação das mulheres em funções ministeriais. O poder e a procedência deste exemplo bloqueiam muitas mulheres de ativamente buscar um ministério. Como se não bastasse, existe uma dúvida persistente nas mentes de muitas mulheres e homens a respeito do lugar certo para a mulher no ministério.

Para afirmar o chamado de Deus para as mulheres, nós vamos olhar alguns exemplos significantes de mulheres líderes no Novo Testamento.Ambos Jesus e Paulo eram reformadores radicais em reconquistar a integridade das mulheres e o papel integral que elas têm no ministério na igreja.

Jesus incluiu mulheres entre os discípulos; elas O seguiram em Suas pregações itinerantes, e estavam presentes em Sua crucificação. Nos evangelhos, vemos mulheres proclamando as boas novas: a mulher samaritana, e aquelas mulheres para quem o anjo apareceu para anunciar a ressurreição de Cristo. Na narração de Lucas sobre o nascimento de Jesus, três mulheres – Isabel, Maria e Ana – falam profeticamente sobre Cristo pelo poder do Espírito Santo.

As mesmas mulheres que estavam no Cenáculo, esperando pelo Espírito (Atos 1:14) estavam presumidamente presentes no Pentecostes, cumprindo a profecia de Joel que “...derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão,...” (Atos 2:17; Joel 2:28-29). Este era o começo da liberação da igreja sobre as mulheres para falarem sobre Deus. Paulo diz em Gálatas 3:28 “Dessarte não pode haver nem judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” Esta foi uma afirmação revolucionária para o contexto cultural de Paulo. Ele seguiu o exemplo de Jesus e deu o próximo passo abrindo a porta para as mulheres ministrarem.

Vemos mulheres dando assistência a Paulo em vários papéis como servas ou líderes. Já que 19% das pessoas listadas por Paulo como seus colaboradores são mulheres, podemos presumir que as mulheres tinham um papel importante e significativo na igreja. Entre as mulheres que trabalharam com Paulo temos Lídia, líder de uma igreja caseira. Priscila, citada como colaboradora ou líder (Grego: sunergos). Juntamente com seu marido, Áquila, ela instruiu Apolo, que se tornou mestre proeminente em Corinto. Paulo dizia que toda igreja deve a Priscila. Provavelmente por causa das ofertas financeiras e seu ensino.

Outro exemplo é Febe, descrita como uma diakanos, que significa diácono (diaconisa) ou servo (a). Sendo portadora das cartas de Paulo, ela o representava pessoalmente, uma função que carregava um certo status. Finalmente temos Júnias, descrita juntamente com Andrônico (provavelmente seu marido) como “notáveis entre os apóstolos” (Romanos 16:7). (Muitos comentadores deduzem incorretamente que Júnias é um homem. Na antiguidade, todos os 300 exemplos do mesmo nome estão relacionados à mulher, não a homem).

Do ponto de vista bíblico, as mulheres certamente deveriam ser incluídas no ministério liderando a adoração. De qualquer forma que você aplicar o ensino do Novo Testamento sobre mulheres mestras e líderes, certamente você encontrará lugar para elas também como líderes de adoração.

Aplicação prática

O que pastores e líderes de ministérios de louvor podem fazer para estimular o dom de liderar a adoração em mulheres e abrir caminho de quaisquer obstáculos que elas possam encontrar?

1. Peça a Deus que te dê olhos para ver as mulheres com talento e que têm potencial para liderar louvor. Por causa da predominância de homens na liderança, às vezes é fácil de achar que todos os líderes de adoração mais talentosos são homens. Não seja uma vítima de um preconceito súbito que venha limitar sua habilidade de identificar e encorajar mulheres com talento.

De forma justa, devemos sempre usar as mesmas regras para avaliar a liderança de louvor de homens e mulheres. Os critérios básicos são: caráter cristão, dom espiritual para liderar a adoração, talento musical, e a habilidade de liderar outros através de experiências práticas evidentes. Líderes de banda precisam saber como unificar um grupo de músicos tão bem quanto liderar a congregação. Não podemos colocar ninguém, seja homem ou mulher, para liderar a adoração se estes critérios não foram primeiramente cumpridos.

2. Afirme abertamente o lugar das mulheres liderando a adoração. Para que um grupo de louvor seja liderado efetivamente, o líder precisa ganhar a confiança das pessoas. Vamos encarar o fato de que ainda há homens e mulheres que encontram dificuldade de permitir que uma mulher os lidere em questões espirituais. Por esta razão, fica ainda mais difícil para algumas igrejas se entregar de todo coração num período de adoração sob a liderança de uma mulher.

Como esta situação pode ser remediada? Em primeiro lugar, o pastor pode deixar clara sua posição teológica de que as mulheres são chamadas e capacitadas por Deus para liderar a adoração. Em segundo lugar, levantando mulheres para liderar a adoração, o pastor mostra que sua confiança na liderança feminina não é só teórica, mas real e prática.

3. Procure encorajar mulheres líderes de louvor promissoras a desenvolver seus dons. Muitos homens chamados para o ministério integral são líderes relutantes. Continuamente Deus tem que bater em suas cabeças com a revelação e o encorajamento de outras pessoas antes de tomarem a atitude e iniciativa de um líder.

Eu vejo as mulheres líderes de louvor em uma posição similar. Algumas mulheres não têm certeza o suficiente se é correto buscar uma posição de liderança. Por causa do modelo de formação da maioria das bandas, elas se sentem mais aptas exercendo a função de backing-vocal (vocal) ao invés de líderes de louvor.

Um papel essencial no pastoreamento é o de trazer à tona o talento que você vê nas pessoas. Uma palavra de encorajamento de um líder primário na igreja causa um grande impacto em um líder em treinamento talentoso porém relutante. Nós não podemos prometer dar posições às pessoas, porque não sabemos como elas vão se desenvolver e amadurecer, e a menos que as encorajemos, elas podem nunca tentar.

4. Dê as mulheres uma oportunidade para aprender, colocando-as ao lado de um líder de louvor já estabelecido. Desta forma elas podem aprender muito observando todo o processo de liderar uma equipe – os aspectos técnicos do ensaio, trabalhar efetivamente com o sistema de P.A., e mesmo como liderar um período de adoração.

Se um líder de louvor, masculino ou feminino, não for instrumentalmente forte ele pode se apoiar na força musical da banda. Contudo, a afirmação, o status e o aumento de confiança que acontecem na co-liderança são muito poderosos. Se o líder de louvor responsável treinar um aprendiz para ocasionalmente co-liderar um período de adoração de domingo, a igreja vai levar aquele líder mais a sério.

O corpo de Cristo deve trabalhar junto como uma equipe. Através de uma variedade de dons, sejam dois homens liderando louvor ou um homem e uma mulher, a experiência da adoração é enriquecida pelos estilos musicais, unção, e vozes diferentes. Além disso, quando os homens e as mulheres cooperam na liderança do louvor, a igreja vê um modelo poderoso de liderança integrada que afirma o lugar das mulheres na igreja.

Por Andy Park

Andy é o pastor das Artes da Adoração na Vineyard em Anaheim. Ele tem liderado louvor por mais de 20 anos e tem escrito muitas das músicas de adoração da Vineyard, como Senhor, Te Quero, Santo Amor entre muitas outras. Andy e sua esposa, Linda, moram em Anaheim, Califórnia com seus seis filhos.

Artigo extraído do site www.vineyard.com.br

Um comentário:

  1. Ola Rayra, eu também sou um adorador. a mulher tem sido fundamental no evangelho de Cristo ate os dias de hj. e, continuará sendo pois ela tem a parcela do amor mais forte no seu coração. E, isso é tudo que agrada a Deus. E a mim tambem.
    estou seguindo seu blog.

    Seja um seguidor do blog www.cledio.blogspot.com (Doutrina de Cristo).
    Ele foi criado para abençoar a sua vida!
    Acesse e veja belíssimos artigos que foram preparados para tocar o seu coração!
    E mais ...
    Inscreva-se e receba atualizações por email.

    ps - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
    Efésios 2:8

    ResponderExcluir