sábado, 24 de maio de 2008

PORQUE DEVEMOS LER A BÍBLIA (1ª Parte)


Todo cristão precisa praticar a vida de Cristo. O cristianismo é, em sua essência, uma prática de vida; não é possível alguém declarar-se cristão se não quiser por em prática a mensagem de Cristo. Para que este cristão possa ser praticante do evangelho de Cristo, precisa conhecer o que Cristo ensinou e viveu, a fim de imitá-lo.

Logo, isto aponta para a grande fonte de revelação da pessoa de Jesus Cristo e da sua mensagem: a Bíblia, a Palavra de Deus. Somente ela pode nos indicar o caminho a seguir, rumo a uma vida de conformidade com a vontade de Deus.

A leitura da Bíblia é, portanto, uma necessidade premente do cristianismo. Não quero dizer apenas que é importante ler a Bíblia, mas que é algo essencial e necessário. O conhecimento de Deus, adquirido através da leitura da Bíblia é algo profundamente indispensável para o cristão; não é uma questão de escolha ou prazer, apenas; é uma questão de sobrevivência!

A Bíblia emprega uma linguagem simbólica, muitas vezes, para apresentar a si mesma, para que, por meios dos símbolos, possamos conhecer melhor o efeito da leitura do texto sagrado, em nossas vidas. Um destes símbolos é apresentado pelo apóstolo Tiago: “Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era” (Tg 1.23,24).

Tiago esta querendo nos apresentar o poder revelador da Palavra de Deus. Ele queria nos mostrar como a Bíblia é eficaz em mostrar quem somos, e como estamos, a fim de que possamos buscar um aperfeiçoamento, através da correção dos nossos atos e atitudes, conforme a orientação bíblica. Por esta razão, compara a Bíblia a um espelho.

Pensemos na utilidade de um espelho, e o quanto ele faz parte da nossa vida. Levantamos pela manhã e quem é a primeira imagem que procuramos? O espelho! Ou melhor, a nossa imagem refletida no espelho. Imagine um adolescente, em cuja face começam a sair espinhas. Quantas vezes, por dia, ele olha-se no espelho? E a mocinha arrumando-se para encontrar-se com o namorado? E a irmã aprontando-se para uma festa de casamento? E o senhor, cuja cabeça começa a branquear e as rugas começam a aparecer? Quantas vezes por dia, ou por hora, eles consultam o espelho?

Como podemos avaliar a nossa aparência, sem o espelho? Como saberemos se estamos adequadamente vestidos, ou se a roupa está combinando com os acessórios? De que maneira poderemos verificar se estamos bem penteados ou se o cabelo está bem dividido ou a gravata não está torta? Como podemos identificar se limpamos completamente o rosto ou se não ficou algo sujo na boca, no rosto ou nos dentes, se não consultarmos o espelho?

E como que regularidade o consultamos? Será que uma rápida olhada no espelho, só de passagem, para uma consulta ligeira, uma vez por semana, é suficiente? Se nos olhamos demoradamente pela manhã, ao nos vestirmos, isso já será suficiente pelo resto do dia? Ou nos miramos no espelho todas as vezes que achamos que algo está fora de lugar? Quem resiste ao apelo de uma verificação do seu visual, sempre que se depara com um espelho?

Precisamos, de igual modo, de avaliarmos a nossa “aparência espiritual” constantemente, através da Bíblia Sagrada. Uma olhada rápida no texto áureo da lição dominical não é suficiente; somente a leitura “oficial” que fazemos nos cultos, também não. Sendo a Bíblia um espelho, e tendo, cada um de nós, a necessidade de verificar a nossa situação, para corrigirmos os nossos “desvios de rota”, precisamos consultar o nosso “espelho divino” diariamente, constantemente.

Somente através desta leitura cotidiana da Bíblia e da aplicação diária de suas verdades em nossas vidas poderemos identificar as nossas falhas e debilidades e, assim, buscar a ajuda do Senhor para corrigirmos a nossa atitude diante dele. Sem isto, vamos viver sem saber se estamos agradando a Deus, ou se o desagradamos.

Há outras razões, pelas quais devemos ler a Bíblia constantemente. Que poderemos pensar quando a Bíblia revela a si mesma como água ou como alimento? E ainda, como luz ou espada? Nos próximos artigos estaremos conversando a respeito disto. Até lá!

Márcio Klauber Maia

Um comentário:

  1. A Graça e a Paz, irmã Adoradora.

    Muitos tem errado o Caminho Excelente por não examinarem as Sagradas Escrituras...

    Muitos se tem deixado levar pelas concuspiscências por não examinarem as Sagradas Escrituras...

    Meditar no Livro da Lei, de dia e de noite nos faz prosperar o caminho e prudentemente nos conduz...

    Seja bem vinda à Comunidade Nacional de Blogueiros Cristão, que Deus nos abençoe nesta rica caminhada, nos fortalecendo em Amor Fraternal, guardando-nos para aquele glorioso Dia...

    Fraternalmente,

    James, assembleiano.
    www.jesusmaioramor.blogspot.com

    ResponderExcluir