quinta-feira, 30 de julho de 2009

Adoração com Gratidão


Col 3:16 Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração.

Ultimamente tenho falado muito sobre este assunto tão simples e ao mesmo tempo tão importante e fundamental na vida do adorador. O texto acima escrito por Paulo nos mostra como devemos cantar e nos expressar em adoração através de cânticos e musica. Ele diz: "Cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração". Eu sempre digo e afirmo que sem gratidão é impossível adorar a Deus. A nossa adoração deve partir da gratidão.

Gratidão
1. Qualidade de quem é grato.
2. Agradecimento, reconhecimento.

Se não houver gratidão estaríamos apenas cantando. Sem o reconhecimento que existe na gratidão não existe adoração verdadeira.

Salmo 100
Salmo. Para ação de graças.
1) Aclamem o Senhor todos os habitantes da terra!
2 )Prestem culto ao Senhor com alegria; entrem na sua presença com cânticos alegres.
3 )Reconheçam que o SENHOR é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dele; somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio.
4 )Entrem por suas portas com ações de graças, e em seus átrios, com louvor; dêem-lhe graças e bendigam o seu nome.
5 )Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações.

O autor desse salmo encoraja o povo de Deus a prestar culto com alegria partindo da gratidão.

No verso 2 ele diz: "prestem culto com alegria" e"entrem na sua presença com cânticos alegres".

E o reconhecimento (3) "reconheçam que o Senhor é o nosso Deus".

Muitas vezes vejo os períodos de adoração nas igrejas tão mecânicos e automáticos; sem querer julgar, mas às vezes dá vontade de que termine logo e que venha o momento da Palavra. Talvez você já passou por isso. Os cânticos se tornaram algo mais como um enfeite e entretenimento, e músicos querendo mostrar seus talentos e dons para a platéia. As frases de efeito se tornam cada vez mais vazias e monótonas.

Quando deveria ser simples, sem complicações. Existem elementos fundamentais para a adoração: Reconhecimento, alegria e gratidão. Se houver esses três elementos estaremos fazendo o que o Salmo 100 fala.

Reconhecer o Senhor e colocar ELE no primeiro plano dos nossos cânticos. Se o cântico fala mais de mim, do meu ego, da minha necessidade, do que Ele pode fazer por mim, e tantas outras coisas baseadas no EU, é impossível que haja adoração verdadeira. Serão apenas cânticos, lindos, emotivos, mas que não sobem como incenso de adoração.

É o Senhor no trono e nós no lugar de adoração.

A partir do reconhecimento vem a alegria.

Quando percebemos quem e o que é Deus, a alegria começa a brotar, porque visualizamos o que Ele fez e o amor que Ele tem por nós. Ai sim podemos nos sentir importantes, porque afinal somos filhos do Grande Eu sou. Não tem como não ficar alegres quando percebemos tal verdade. Mas Ele continua no primeiro plano.

Aí a gratidão já começa a brotar do coração e a verdadeira adoração começa a fluir.

O verso 4 diz que devemos entrar pelas portas com ações de graças (gratidão).

Então fica obvio que a gratidão é a primeira coisa que deve haver na adoração, porque fala das portas, da entrada. Se quisermos adorar com coração ingrato e cheio de murmuração, será uma tarefa impossível. Serão cânticos vazios e sem sentido.

De repente você pode me dizer que às vezes passamos por lutas e desertos, e não encontramos motivos para a gratidão.

Isso é perfeitamente compreensível e certamente Deus conhece nossos corações melhor do que nós mesmos.

Mas ai entra a fé e o reconhecimento do Senhor. Ai entra um exercício de gratidão. E existe um motivo que não tem como deixar de existir:

Sl 106:1 Aleluia! Dêem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.

Ele é bom! Damos graças porque Ele é bom, e sempre será bom. Essa é a essência do nosso Deus.

Mesmo que estejamos passando pelo deserto, Ele é bom! Mesmo estando desempregados e em dificuldades financeiras, Ele é bom! Mesmo passando por lutas e dificuldades, Ele é bom! Como diz o Pr. Marcio: "Deus é bom, sempre bom".

Tenho certeza de que havendo reconhecimento e gratidão, nossas lutas e dificuldades se tornam bem pequenas e sem tanta importância diante de tamanha revelação: ELE É BOM!

No estudo anterior sobre esperança, pudemos ver que o Senhor tem planos para nós, e muitas vezes, ou quase sempre é necessário que passemos por situações de deserto, onde somos tratados em nosso caráter. Situações que nos tornam dependentes do Senhor, e nas quais passamos a conhecê-lo melhor. E quando o conhecemos, o reconhecemos, e quando o reconhecemos. bom, o resto você já sabe.

O importante é que sempre haja gratidão em nossos corações. E eu não estou dizendo para ficar repetindo como um papagaio 24 horas por dia: "Graças a Deus". Não é isso, mas um coração grato a "pesar de", apenas por saber que Deus é bom, e no momento certo, esse deserto, essa luta, essa prova vai terminar. Porque Ele é bom, e seu amor dura para sempre.

Paz para o seu coração.
Jorge Russo
ministeriotrio@gmail.com
www.ministeriotrio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário