terça-feira, 8 de julho de 2008

Atraindo a sua presença 1


"Façamos-lhe, pois em cima, um pequeno quarta, obra de pedreiro, e ponhamos-lhe nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e um candeeiro; quando ele vier à nossa casa, retirar-se-á para ali ". II Reis 4:10.

Temos falado por muitos anos em visitação de Deus, mover, toque, etc. Mas quero entrar em um assunto que é fundamental para o tempo presente e futuro da igreja: desenvolver a intimidade com Deus.

O que é visitação, e o que é permanência

Visita, é o ato de visitar, uma passagem rápida por algum lugar ou casa de alguém, hospital, etc.

Há muitos anos atrás eu era um visitante, ou melhor, um turista no Brasil, e a cada três meses eu precisava renovar o meu visto, indo até a fronteira ou à Polícia Federal. Meu maior desejo era obter a permanência definitiva no país, para não ter que passar mais por aquilo, e, poder também usufruir as mordomias de um cidadão; tais como trabalhar, comprar e vender. Mas eu desejava ser um cidadão no Brasil, por causa da atração que esse país exercia sobre mim. Eu era literalmente atraído, a permanecer nele.

Permanecendo em Brasil, eu poderia servir a Deus dentro do meu chamado, e servir os brasileiros também. Eu precisava da "Permanência Definitiva". Bem, eu a consegui depois que casei e tive filhos, e hoje posso entrar, sair, comprar, vender, trabalhar e me mover com liberdade, como se fosse mais um brasileiro.

Para que alguém sinta vontade de permanecer em algum lugar, precisa ser atraído pelo mesmo.

Na passagem citada, vemos como o profeta Eliseu foi atraído a permanecer no lugar pelo qual ele passava sempre, mas nunca ficava.

A diferencia entre visitar e permanecer é que a visita vem e vai. Permanecer é diferente, se você convida uma pessoa a permanecer você está dando a ela total liberdade dentro da sua cosa, coisas como ficar à vontade, abrir a geladeira quando precisar, usar o banheiro, sentar à sua mesa, etc e tal. Com Deus funciona da mesma maneira, precisamos atrair a presença dele de tal forma que Ele fique constrangido a ficar conosco.

É claro que o Senhor não precisa de um quarto, nem uma mesa, nem uma lâmpada para ler, nem uma cadeira para sentar.

Mas nós podemos atrair a presença de Deus com atitudes de coração, fome, sede, e paixão por essa presença manifesta do Senhor. Podemos fazer com que Ele fique à vontade. Chamando Ele antes de tomar qualquer decisão, dando sempre as primícias da nossa vida para Ele. Um coração grato chama a atenção do Senhor também.

Quando eu ainda era um turista no Brasil, e novo convertido, fui hospedado em um quarto pequeno, que tinha uma cama, uma mesa, um som portátil, uma lâmpada para poder ler a bíblia, e para mim era o melhor lugar do mundo. O fato de eu me sentir tão feliz e a vontade no lugar, fazia com que eu quisesse ajudar e ser uma bênção na casa.

Então eu perguntava: o que eu posso fazer por vocês? Em que posso ajudar?

Se você prestar atenção na passagem de II Reis 4:13, o profeta Eliseu, faz a mesma pergunta: "Que se há de fazer por ti?"

Quando atraímos a presença de Deus ou o constrangemos a ficar, inevitavelmente vem a pergunta: "O que posso fazer por ti?" Mesmo que nós não peçamos nada.

Quando o Senhor Jesus passava por Jericó (Lc 18; 35-43), um cego assentado à beira do caminho conseguiu chamar a atenção dele a tal ponto de fazê-lo parar. O cego gritava tonto, que até os próprios discípulos lhe mondavam calar, mas ele gritava mais ainda, (com desespero), até fazer com que o Senhor parasse e prestasse atenção.

Aí vemos mais uma vez o Senhor perguntando: "Que queres que eu te faça?" (v.41). Como disse meu amigo Gregório Mc Nutt em sua pregação, "Quantos gostariam que Deus lhes fizesse este pergunta?" Se você conseguir atrair a presença do Senhor, e o constranger a ficar, Ele, cedo ou tarde, irá fazer essa pergunta.

Em uma reunião, ao ouvir uma mensagem, o Espírito Santo falou ao meu coração sobre como atrair a presença de Deus.

Em Efésios 5;18-21 temos algumas dicas de como fazer para sermos cheios do Espírito Santo.

"Não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei- vos do Espírito" Efésios 5:18

Paulo está dizendo que nós mesmos devemos nos encher do Espírito e não nos embriagar com vinho, esse "vinho" muitas vezes representa tudo aquilo que se torna uma fuga que empreendemos quando passamos por um dia mau, ou uma situação apertada, ou simplesmente paro fugir de um confronto. O vinho pode ser: televisão, bebida, comida, trabalho, dinheiro, ativismo e até mesmo o nosso ministério. Enfim, essas coisas, que como o vinho, nos embriagam, nos fazem cambalear, nos fazem errar o alvo, etc.

A partir do verso 19 vemos alguns passos a seguir para sermos cheios do Espírito:

1º Salmodiar:

"Falando entre vós com salmos" (Ef 5:19) Salmodiar, ou falar com salmos é algo que deveria ser uma prático comum entre os cristãos.

Jesus prometeu que onde estivessem dois ou mais reunidos em seu nome Ele mesmo estaria presente (Mt 18:20).

Se nós trocarmos nossas converses vazias e cheias de fofocas e egoísmo, por uma conversa sadia, e sempre colocando Jesus no meio dela, estaremos atraindo a doce presença do Senhor.

Mas se a nossa conversa é baseada em fofoca e maledicência, nós vamos atrair a presença do próprio inimigo. Vamos falar do Senhor, para que Ele venha e caminhe conosco.

Foi o que aconteceu aos discípulos no caminho de Emaús:

"E aconteceu que enquanto conversavam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles" Lucas 24:14-15

Esse texto nos mostra claramente, que Jesus entrou no meio do conversa e imediatamente começou a esclarecer para eles o porque dos coisas sucedidas. E eles mesmos declararam que enquanto Jesus falava, "lhes ardia o coração". Eles estavam preocupados e tristes, por causo da morte de Jesus e estavam meio sem rumo, mas quando o Senhor Jesus entra na conversa, as coisas se tornam simples e os problemas ficam pequenos. Quando Jesus perguntou-lhes -que vos preocupa? Foi como se perguntasse mais uma vez: -que posso fazer por vocês? E o texto diz que Jesus lhes falava ao coração a respeito das escrituras, e ai imagino que o caminho se tornou mais glorioso.

Mais tarde, quando chegaram à casa, Jesus foi convidado a ficar. Literalmente "foi constrangido a ficar", (v. 29), e no v. 31 o texto diz que "se lhes abriram os olhos". Quando você constrange o Senhor a ficar, Ele te abrirá os olhos e te dará uma nova visão.

Quando o Senhor partiu o pão, eles tiveram entendimento de quem era Jesus, esse partir do pão eu vejo como se fosse Deus falando aos nossos corações, alimentando nosso ser.

2° Adoração:

"Entoando e louvando ao Senhor, com hinos e cânticos espirituais" Efésios 5:19

Um tempo de adoração com cânticos é, e sempre será um dos meios mais eficazes de atrair a presença de Deus. Não que Deus procure adoração, mas a palavra diz que Ele procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade. Ele tem adoração no céu o tempo todo, mas, quando Ele percebe que alguém está tentando adorá-lo aqui na terra, Ele simplesmente não resiste. Porque aqui não é exatamente o céu, e, em meio a dificuldades, guerras, crise, inflação, tentações, ect. quando Deus acha alguém está tentando adorá-lo em espírito e em verdade, isso toca o coração dele de tal maneira que Ele é totalmente atraído.

Se Ele procura adoradores, certamente vai nos achar enquanto estivermos adorando. Quando adoramos, estamos declarando que queremos ser achados por Deus.

Um exemplo claro é o de Paulo e Silas na prisão (atos 16:25-34). Eles tinham acabado de ser açoitados. estavam feridos e doloridos, mas a fome e a sede por Deus era maior do que qualquer castigo ou rejeição dos homens, então eles começaram a adorar, e o Senhor se fez presente mais uma vez.

Houve um reboliço tão grande na prisão, que pessoas foram solvas. Quando a doce presença do Senhor se manifesta, não precisamos falar muito para que as pessoas se convertam. No verso 30 vemos o próprio carcereiro perguntar o que ele devia fazer para ser salvo.

Um belo dia estávamos em um evangelismo na zona de prostituição em Belo Horizonte, e começamos o adorar o Senhor, com todo nosso ser, e realmente estávamos tentando fazê-lo em espírito e em verdade, quando de repente, adivinha que compareceu ao local? Sim! O próprio Senhor se manifestou de tal maneiro, que não foram necessárias palavras para que os pessoas se entregassem a Ele, totalmente quebrantadas. em prantos.

Houve salvação em meio à adoração. Sempre que o Senhor resolve aparecer. algo sobrenatural tem de acontecer.

Muitas pessoas naquela noite faziam a mesma pergunta do carcereiro (At 16.30): "Que podemos fazer para ser salvos? Alguns deles eram os mesmos que estavam zombando uns minutos antes. Mas a presença de Deus os convenceu do pecado, da justiça e do juízo. Não importa o lugar, se houver adoração verdadeira, o Senhor vai comparecer.

Deus abençoe
Jorge Russo
http://www.ministeriotrio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário