domingo, 6 de julho de 2008

Tudo nasce na comunhão íntima e diária. Seja grande na oração

Em sua mensagem, João Batista manifestou que Deus lhe tinha dado instruções a respeito do momento em que o Senhor viria a sua vida e o que devia fazer. Um líder, que nos leva a Jesus, deve ser primeiro, e, sobretudo, um homem de oração. Não só alguém que pede constantemente a Deus, mas dedica seu tempo a escutá-lo. Deus precisou de um coração tranqüilo para mostrar esse importante momento na história espiritual. “Aquele sobre quem vejas o espírito descer...”, foi a mensagem de Deus (João 1.32-33). O silêncio do deserto com o vento quente atravessando sua pele, os jejuns e tempos de meditação, preparavam a João para falar com clareza a Deus e escutar fielmente Sua vontade. É sua atitude na oração o que determinará sua espiritualidade. Talvez você reclame, dizendo: “Quero ser grande na oração, mas a mim Deus não me fala”. Minha pergunta é: “Quanto oras?” Você simplesmente pode responder: “Oro nas reuniões da igreja, uma vez por semana, ou uma vez por dia”. Se quisermos ser grandes não temos que tomar tempo para orar, mas viver nosso tempo orando, tendo uma relação de intimidade com Deus, dedicando-lhe tempo à meditação, passando tempo na leitura das Escrituras, tempo de perguntar-Lhe qual é Sua vontade para nós neste dia ou para esta circunstância. Um grande ora e, quando o faz, escuta a Deus Quanto à comunicação com Deus há três classes de pessoas: • Os que oram sem segurança de que há um Deus que lhes responderá. • Os que crêem que Deus existe e responde, e lhe dizem constantemente o que desejam para suas vida. • Os que crêem que Deus existe e responde a suas orações, mas em vez de dizer a Deus o que querem para sua vida, dia a dia, perguntam: “Qual é, Senhor, teu plano para meu dia?”. Uma liderança que experimenta uma íntima relação de oração, meditação e ampla escuta com Deus, é uma liderança que pode ser uma possibilidade para as pessoas em qualquer necessidade. Se você como líder não procura a vontade de Deus e vive dizendo-lhe o que deve fazer em sua vida, seu ministério será muito limitado. Como foi sua última oração? Deus respondeu? João Batista é um exemplo de homem de oração. Sua comida não era tão importante como o gerar espaços no deserto para escutar a voz de Deus. Intercessão Há pessoas a qual Deus deu o dom ou a habilidade de orar em intercessão por outros. Em Filipenses, no capítulo 1 diz: “Dou graças a meu Deus cada vez que me lembro de vocês em todas as minhas orações por todos vocês, sempre oro com alegria” (vv. 3-4). É muito importante que na oração também se interceda, faça pedidos por outros. Deus escuta essas orações e dá oportunidades as pessoas. Se há alguém a quem amo, o melhor que posso fazer por ela é orar. Faz pouco tempo recebi uma mensagem eletrônica com este relato que me emocionou: um missionário relatou esta história verídica quando visitou sua igreja local em Michigan: “Enquanto prestava serviço num pequeno hospital militar na África, a cada duas semanas atravessava a selva em uma bicicleta para ir à cidade mais próxima comprar mercadorias”. Era uma viagem de dois dias e incluía acampar a noite. Numa dessas viagens cheguei à cidade onde planejava retirar dinheiro em um banco, comprar remédios e mercadorias, e logo começar minha viagem de dois dias de regresso ao hospital militar. Ao chegar à cidade, observei dois homens que brigavam, um dos quais tinha feridas graves. Tratei dessas feridas e ao mesmo tempo lhe falei do Senhor Jesus Cristo. Depois viajei dois dias, acampei de noite e cheguei a minha casa sem problemas. Duas semanas mais tarde repeti minha viagem. Ao chegar à cidade, o homem que eu tinha tratado dos ferimentos chegou a mim e disse: Segui-o na selva com alguns de meus amigos, sabendo que você acamparia a noite. Planejamos matá-lo e levar seu dinheiro e os remédios. Mas quando estávamos para entrar em seu acampamento, vimos que estava rodeado por vinte e seis guardas armados. Neste momento eu ri e disse que certamente estava só nesse acampamento na selva. No entanto, o jovem insistiu, disse-me: Não senhor, eu não fui a única pessoa que viu os guardas. Meus cinco amigos também os viram, e todos os contamos. Foi devido a estes guardas que tivemos medo e o deixamos em paz. A esta altura do sermão, um dos homens da congregação deu um salto e interrompeu ao missionário. Perguntou-lhe se podia dar-lhe a data exata em que isto ocorreu. O missionário deu a data à congregação, e o homem que o tinha interrompido contou a seguinte história: Na noite de seu incidente na África, era de manhã aqui. Senti uma forte necessidade de orar por você. De fato, o impulso do Senhor era tão forte, que chamei os homens desta igreja para encontrar-nos aqui no templo para orar por você. Podem perguntar a todos esses homens que se encontraram comigo nesse dia. Os homens que tinham se reunido para orar, se puseram de pé. Ao missionário não interessou saber quem eram, estava muito ocupado contando quantos eram. Eram vinte e seis. Esta história é um incrível exemplo de como o Espírito do Senhor se move de maneira misteriosa. Se alguma vez sentir essa insistente necessidade, faça. Ninguém é prejudicado com oração, exceto satanás e os seus. Diariamente, a cada segundo, devemos conseguir que nossos passos ocupem a impressão do Senhor que nos guia. Se és um profundo homem de oração nas pequenas coisas, serás um grande em cada momento de tua vida.
Extraído do livro: “Aprende a ser un grande y no un agrandado”.

Héctor Tome, Editorial Vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário