terça-feira, 22 de julho de 2008

Identidade

Oi pessoal! Tudo em paz?
Vamos deixar a preguiça de lado hein! Peguem suas Bíblias, e antes de lerem este texto leiam Juízes 2: 7 a 23.

Desde o princípio Deus ordenou que o povo de Israel não fizesse para si imagens de escultura para as adorar. O plano do Senhor era ter um povo só Seu. Deus não queria que Israel fosse como outros povos cujos deuses falsos eram representados por imagens feitas por mãos de homens. O que Ele queria era se manifestar ao Seu povo, se revelar e se relacionar com Israel a cada dia,e se tornar conhecido de outras nações através do caráter do Seu povo. Os outros povos olhariam para Israel e diriam: "puxa, como eles são diferentes, como são honestos e bondosos uns com os outros". Assim como aconteceu com a igreja de Jesus no primeiro século.

No livro de Atos no capítulo 5, verso 13, diz que o povo da cidade tinha os apóstolos "em grande estima", ou seja, os cristãos eram respeitados pelas pessoas (apesar de serem perseguidos e odiados pelos grandes), produziam nelas temor por causa da sua boa conduta, e principalmente porque carregavam consigo a presença de Deus.Também em Atos no cap.11, no verso 26 diz que ". Em Antioquia foram os discípulos , pela primeira vez, chamados cristãos". Foram chamados assim porque eles seguiam a Cristo, se pareciam com Ele nos seu jeito de ser. Existia neles uma identidade, algo que mostrava aos outros povos quem eles eram e a quem pertenciam e serviam. Esse é o projeto de Deus! Ser conhecido através de nós, de nosso testemunho diante dos homens. O plano de Deus sempre foi ter um povo que O representasse diante dos outros povos. Que privilégio o nosso pertencer ao Senhor, e representar seu amor a todos os que não O conhecem ainda. Glória a Deus! Ele é a própria identidade do Seu povo! Sem o Senhor nós não somos nada, somos um povo sem identidade.

Foi exatamente isso que aconteceu com o povo de Israel lá no livro de Juízes. O verso 7 diz que o povo serviu ao Senhor, apenas enquanto Josué e os anciãos estavam vivos. Mas depois que Josué morreu e sua geração passou, surgiu outra geração que "não conhecia o Senhor e nem as obras que fizera a Israel", por isso serviram a outros deuses. Começaram a adorar Baal e Astarote como se assim estivessem adorando ao Senhor Deus de Israel. Eles não sabiam que para adorar Senhor, precisariam fazer tudo da maneira do Senhor e não como os outros povos faziam. Os ritos de adoração a Baal e a Astarote incluíam prostituição e sacrifício de crianças (abominações diante do Senhor), visando a prosperidade nas colheitas e guerras. Eles chamavam o Senhor de Baal (palavra que significa senhor, marido ou dono), ou seja estavam em grande confusão.
Baal era tido como deus da chuva, e chuva significava prosperidade nas colheitas. O culto a Baal era um culto à satisfação pessoal, aos próprios interesses, à ganância.

Um povo que não conhece ao Senhor e sua palavra; não sabe como adorar ao Senhor. Jesus disse que "nós adoramos o que conhecemos" (João 4:22). Por não conhecer o Senhor seu Deus, o povo de Israel estava imitando os povos estrangeiros em sua adoração. Israel se tornou um povo sem identidade (sem o Senhor), por isso foi subjugado por nações inimigas. Era necessário voltar para o Senhor e fazer com que as outras gerações O conhecessem também. Eles estavam vivendo um ciclo vicioso sem fim: Deus levantava um juiz que os livrava das mãos dos opressores, quando o juiz morria o povo se corrompia mais ainda e era subjugado novamente, até que Deus levantasse outro juiz, e aí começava tudo de novo. Um povo sem identidade é um povo que vive debaixo de opressão.

Nossa identidade é o Senhor. Quando não O conhecemos pessoalmente, quando não aprendemos a buscá-Lo, vivemos uma vida inconstante, assim como o povo de Israel na época dos juízes. Muitos em nosso meio tem se enganado pensado que estão adorando ao Senhor, mas na verdade estão contaminados com o espírito do mundo. O mundo é um sistema que gira em torno do egoísmo,e a Bíblia nos adverte no livro de Paulo aos Romanos cap.12, verso 2 : "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento.". Infelizmente muitos dos cultos que hoje chamamos de cristãos, não são cultos ao Senhor Jesus, são cultos à expectativa humana, à ganância. Assim como Israel cultuava seus próprios interesses imorais e egoístas, muitos hoje tem se colocado no centro, adorando a si mesmos, aos seus desejos e cobiças, e dizendo que estão adorando ao Senhor Jesus. Pessoas que não conhecem ao Senhor, por isso imitam o mundo. Não precisamos correr atrás de bençãos pois quando buscamos em primeiro lugar o verdadeiro Reino de Deus e a Sua justiça, podemos crer que tudo o que necessitamos pra viver nos será acrescentado, e certamente bondade e misericórdia nos seguirão todos os dias de nossas vidas.

Lembro-me bem de quando eu e meu marido nos casamos. Chegamos da nossa viagem de lua de mel (que ganhamos do meu sogro) e encontramos uma geladeira vazia, contas pra pagar e nenhum dinheiro disponível. Nessa época o Gustavo emprestou suas economias a um amigo como investimento, e levamos um enorme prejuízo, ficando sem nada. O Gustavo já fazia produção musical , e dava aulas de teclado, mas naquele mês de janeiro (sempre difícil pra que lida com música), não tinha nenhum trabalho. Criamos no Senhor e continuamos a buscá-Lo. Grandes experiências com Deus vieram nesta época. Do nada, pessoas começaram a surgir com dinheiro, comida e a provisão do Senhor sempre vinha na hora certa. Não tínhamos casa própria, e o aluguel era salgado, mas Deus foi fiel sempre. Foi uma época difícil e de muito aprendizado. O Senhor estava forjando em nós uma identidade. Ele mesmo nos sustentou. Temos aprendido que tudo o que precisamos está escondido em Jesus. Ele é o Deus mais que suficiente! Aleluia!

Nívea Soares
www.niveasoares.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário