quinta-feira, 24 de abril de 2008

Ministrando Adoração

1 O que é Culto, Louvor e Adoração?

1.1 Culto individual - consagração, santidade, busca, etc.

?Portanto, rogo-vos, pois irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. ? (Rm. 12. 1)

Culto coletivo - festa, celebração pela comunhão com Deus e os irmãos.

?Um cântico haverá entre vós, como na noite em que se celebra uma festa santa: alegria de coração, como a daquele que sai ao som da flauta, para ir ao monte do Senhor, a rocha de Israel. Geralmente se ouve que há entre vós imoralidade, e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver quem abuse da mulher de seu pai. Estais inchados, e nem ao menos vos entristecestes, para que fosse tirado do vosso meio quem cometeu tal ação. Eu na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou, em nome do Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder do Senhor Jesus Cristo, seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus. Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda toda a massa? Lançai fora o fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como sois sem fermento. Pois Cristo, nossa páscoa, foi. ?. sacrificado por nós. Pelo que celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade. Deviam também estar em pé cada manhã para louvarem e celebrarem ao Senhor, e igualmente à tarde, e para oferecerem os holocaustos ao Senhor, nos sábados, nas luas novas, e nas festas fixas, segundo o seu costume, continuamente perante o Senhor. ? (Is. 30. 29; 1Co. 5. 1-8; 1Cr. 23. 30,31).

1.2 Louvor - ato de louvar, aplauso, elogio, ecômio, glorificação.

Louvar - dirigir louvor a; elogiar; enaltecer; gabar; aprovar; confirmar com elogio, ato praticado por outrem: bendizer, exaltar, etc.

?O louvor que prestamos ao Senhor deve ser mais elevado do que qualquer manifestação que rendemos a outras pessoas, instituições ou entidades. ?

O louvor também é festa.

Festa - ?reunião alegre para fim de divertimento, solenidade, comemoração: regozijo, alegria. ?

A palavra hebraica que significa ?festival ou festa? é chag. Esse termo é a raiz de onde deriva chagag, cujo sentido é: ?ter festa, fazer festival ou procissão, celebrar, dançar? (Marcos Witt - Adoremos).
Ps. O louvor independe de sentimentos e/ou situações.

1.3 Adoração

?podemos definir adoração como uma alegre comunhão com Deus, com gratidão, admiração e reconhecimento, surgindo de um coração transformado pela graça. ? (Russel Shedd)

Adoração envolve relacionamento de Pai e filho, intimidade. Adoração requer humilhação.

?Mas vem a hora, e já chegou em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, pois o Pai procura a tais que assim O adorem. ? (Jô. 4. 23)

O termo Adoração, usado por Jesus é ?Proskunetes? - aquele que pratica o proskuneo. Proskuneo - abaixar o corpo ou dobrá-lo: prostrar-se, literal ou simbolicamente em homenagem a alguém, em outras palavras, prostração.
?Os filhos de Anrão: Arão e Moisés. Arão foi separado para consagrar as coisas santíssimas, ele e seus filhos, eternamente, para oferecerem sacrifícios diante do Senhor, e O servirem e pronunciarem a bênção e o seu nome para sempre. ? (1Cr. 23. 13). ?A adoração tem um preço que, às vezes é muito alto?.

Deus ainda hoje procura por adoradores, pessoas comprometidas e dispostas a pagarem o preço da adoração. Adorar vai muito além de cantar ou falar palavras de exaltação ou engrandecimento ao Senhor; a adoração genuína é fruto de um coração quebrantado, que deseja ardentemente o Senhor.

Impedimentos ao Louvor e a Adoração

?Quando os louvores são realizados com músicos e cantores despreparados e mal ensaiados, cantando músicas impróprias para o momento, num ambiente impróprio, utilizando equipamento inadequado, sendo operado por técnicos inabilitados, o diabo não precisa nem aparecer par atrapalhar. ? (Atilano Muradas - Decolando nas asas do louvor)

Jr. 48:10ª - Negligência
?Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente. ?

Lv. 10:1-3 - Desobediência
?Ora, Nadabe e Abiu, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário e, pondo neles fogo e sobre ele deitando incenso, ofereceram fogo estranho perante o Senhor, o que Ele não lhes ordenara. Então saiu fogo de diante do Senhor, e os devorou; e morreram perante o Senhor. Disse Moisés a Arão: isto é o que o Senhor falou, dizendo: Serei santificado naqueles que se chegaram a mim, e serei glorificado diante de todo o povo. Mas Arão guardou silêncio?.
Ps. O fato de ser um excelente artista não capacita alguém a estar ministrando na igreja!
?Alguns obstáculos à Adoração, seriam: a ignorância, que ofusca a glória de Deus, a falta de santidade e o pecado não confessado, a falta de amor pelo Senhor e pelos irmãos (desunião), o formalismo que fomenta ação sem o envolvimento do coração, a exaltação do líder em detrimento do centro de Deus? (Russell Shedd)

2. Manifestações no Louvor

O louvor liberta - I Sm. 16:23
O louvor, que é fruto de uma vida consagrada, tem o poder de libertar o espírito humano dando-lhe paz à alma. I Sm. 16:18.

O louvor é arma de vitória - II Cr. 20:22
Quando louvamos na dificuldade, estamos nos colocando na dependência de Deus, reconhecendo que Ele pode fazer e fará o que for necessário para nos livrar. O louvor é uma poderosa arma!

Deus habita no meio do louvor
O fato de Deus habitar nos louvores nos fala e mostra que Ele não só comove, mas move, ou seja, age nas vidas e através das vidas.

3. Cântico Novo e Cântico Espiritual

3.1 - Cântico novo - Sl. 33:3;40:3;Is. 42:10, etc.

Vários textos nos falem da importância e necessidade de cantarmos cânticos novos ao Senhor. Algumas pessoas traduzem esta expressão de forma a super valorizar o ensino de cânticos diferentes (novos) à congregação. Porém, alguns estudiosos crêem que esta expressão se refere não só a um ?corinho? novo, como ao cântico novo chamado de cântico espiritual.

3.2 - Cântico espiritual - Ef. 5:19; Cl. 3:16

O cântico espiritual é especialmente para a ocasião em que surgir. Na maior parte das vezes, não é lembrado; isto é, a cada nova situação o Senhor faz brotar um novo cântico no espírito, revelando suas verdades e a Si mesmo.

4. Características de um Levita

Levita é aquele que trabalha na casa do Senhor (introdutor, zelador, pastor, etc. ); os levitas músicos (também chamados de ministros) são os responsáveis pos conduzir a igreja no louvor e adoração, por isso, desses líderes, são requeridos por Deus características, atributos especiais para que possam exercer seu papel conforme os propósitos do Senhor. Eles. . .

são responsáveis;
são comprometidos;
são entusiasmados;
buscam o caráter de Cristo;
levam Deus e sua Palavra a sério.

5. Características de um Adorador

O adorador busca constantemente ser como criança. Entendendo o ensino de Jesus, vemos que as crianças. . .

. . . são totalmente dependentes; Jô. 17:1,2
. . . se alimentam de uma única fonte; vs. 7,8
. . . não se movem por si; vs. 18
. . . não se percebem desconectados dos pais. Vs. 21,22
. . . são ensináveis; vs. 8,9
. . . são sensíveis.
?Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o pai procura a tais que assim o adorem?. Jo. 4:23

6. O que somos?

6.1 - Dirigentes - aqueles que lideram o povo, orientando acerca de como cantar (entradas, cortes, etc. );
6.2 - Animadores - desenvolvem o papel de entreter o povo no louvor; sua preferência é o ritmo embalado, transmitem muita graça, menos a graça de Deus;
6.3 - Ministros - procuram conduzir o povo no louvor e na adoração de maneira única. Seu objetivo maior é ser instrumento de Deus afinado por Ele e para Ele. Não precisam forçar a congregação com palavras comoventes, pois sua vida já é um exemplo aos fiéis. I Tm. 4:12.

7. Evitando o espírito de Lúcifer

?O espírito de Lúcifer, na minha perspectiva, é o espírito de um indivíduo que, por causa de seus talentos e habilidades, começa a pensar que ele é mais importante do que realmente é. ? Ez. 28:4,5 e 17.

?(. . . ) sei quem sou em Cristo e sei o que posso fazer! Mas, ainda assim, coloco a minha sabedoria, os meus talentos, o meu conhecimento e as minhas experiências aos pés da cruz, porque sei que somente por meio dEle posso fazer todas as coisas. ? (Ron Kenoly)

8. Por onde começar um período de cântico?

Cada cântico existente tem um fim especial. Uma seqüência de cânticos segue vários temas. Para ajudar os ministros de louvor na escolha de cânticos nas ministrações, sugerimos uma seqüência de temas que, no nosso meio, tem sido muito eficaz.

Comunhão; alegria; convite ao louvor; guerra;
2-Amor ao Senhor; vontade de louvar ao Senhor;
Exaltação; adoração; contemplação; neste momento, pode-se ainda, desenvolver o tema como: clamor, confissão, inertcessão.
Enquanto não despertarmos para a importância de sermos verdadeiros adoradores, estaremos fechando a porta para o que o Senhor tanto tem almejado ter conosco: Intimidade.

?Naquele dia, levantarei o tabernáculo caído de Davi, repararei as suas brechas; e, levantando-o das suas ruínas, restaura-lo-ei como fora nos dias da antiguidade. ? (Amós 9:11)

Autor(a): Viviane Bezerra

Fonte: www.Via Gospel.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário