sábado, 19 de abril de 2008

Sem bíblia, não há café

Este é o voto que Tim Lahaye cita em seu livro “Como estudar a Bíblia sozinho”(4ª edição. Editora Betânia:1980). Quem originariamente fez este voto, foi um missionário cujo sucesso era notório. Lahaye perguntou então, certa vez, qual era o segredo de seu sucesso, ao que ele respondeu: "Nunca passo um dia sem observar o meu momento devocional de oração e estudo da Bíblia em comunhão com Deus". Lahaye então ainda quis saber como que ele havia aprendido a ser tão persistente. “Muito simples”- foi a resposta - “Fiz um voto sagrado para com Deus – sem Bíblia, não há café”(pág.38).

Esta história nos mostra a importância que é o meu encontro, como filho de Deus, com Ele e com sua Palavra. Aliás, você leitor, tem feito estes encontros? Davi declara no Sl 27.8, que ao seu coração ocorre buscar a presença do Senhor. Creio que a Bíblia faz este convite a todos os crentes. O diferencial está na resposta. Davi responde: “Buscarei, pois, a tua presença.” E qual é a minha resposta? Quantos de nós, temos fechado a porta do nosso quarto para nos encontrarmos com Deus e com sua Palavra? (Mt 6.5-6)

“Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca”(Sl 119.103), declara o salmista. “Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras foram gozo e alegria para o coração”, declara Jeremias (15.16). Eu tenho me alimentado da Palavra? Na verdade, o que me fez atentar de forma especial para voto acima mencionado, é que me parece que a desculpa maior dos cristãos de não se encontrarem com Deus e a Bíblia, é o seu tempo. E daí eu pergunto: “Nós não paramos tudo para nos alimentar, independentemente do nosso tempo e até mesmo da nossa vontade? Por que então, não podemos parar tudo para nos alimentarmos da Palavra do Senhor?” Penso que a única resposta plausível seria porque não conseguimos declarar como verdade as palavras dos últimos dois versículos citados acima. O missionário que fez o voto, ainda explicou que houveram dias “em que um dos filhos estava doente, ou aconteceram imprevistos que não lhe permitiam passar momentos a sós com a Palavra de Deus”. Então ele dizia: “Não vou tomar café. Se estou com pressa e sem tempo para alimentar a alma” (e eu ainda acrescentaria alimentar o espírito), “também não tenho tempo para alimentar o corpo” (38). Precisamos reconhecer a necessidade do alimento espiritual, pois senão, como sobreviveremos? Pois Jesus disse a Satanás, na ausência de alimentos para o corpo, que viveríamos, não só de pão, mas da Palavra que procede da boca de Deus (Mt 4.4). Então, precisamos nos alimentar. Quero confessar que o meu objetivo em escrever este artigo, é que ele seja um canal para gerar em nós sempre mais, o desejo de sermos alimentados “com as palavras da fé e da boa doutrina”, assim como Timóteo também o era (1Tm 4.6) e o desejo de que a palavra de Cristo venha habitar ricamente em nós, como Paulo ordenou aos Colossenses (3.16).

É preciso lembrar, porém, que não importa se for “sem café”, ou "sem almoço", ou "sem cama", como é no meu caso, desde que não fiquemos sem a Bíblia. Lembremos então também que, se quisermos desfrutar das proteínas, vitaminas e todo o resto das substâncias benéficas que existem no alimento espiritual, a fim de sermos saudáveis, precisamos pôr em prática a Palavra (Tg 1.22-25). Jesus mesmo disse que, se formos praticantes daquilo de que nos alimentamos, seremos fortes (Mt 7.24-25), pois, o que seriam os anticorpos fisicamente falando, no lado espiritual é o fato de estarmos firmados na rocha divina.

Meus irmãos, voltemo-nos à Palavra diariamente. Aliás, caso contrário, como diremos, cantaremos ou até demonstraremos que amamos Jesus, se ele mesmo confessou em João 14.23 que, se realmente o amamos, guardaremos sua palavra? Não é uma opção, é um mandamento. E que sejamos filhos obedientes.

Por: Rafael Martens
É membro da 1ª Igreja Ev. Irmãos Menonitas de Colônia Nova, Aceguá, RS. Graduando do curso “Bacharel em teologia” da Fidelis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário